Gil Canha afirma que sem-abrigo guardam vinho em cacifos

foto LR

No âmbito do debate que decorre no hemiciclo da Assembleia Legislativa Regional,  com a apresentação,  esta tarde, do orçamento e plano para a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, o deputado independente Gil Canha questionou a secretária da tutela, Rita Andrade, sobre qual a sua política para os sem-abrigo e a necessidade de apoio psicológico aos mesmos. Perguntou-lhe, inclusive, se concorda com a atitude da Câmara Municipal do Funchal para os mesmos, que, em seu entender, se limita à atribuição dos tão controversos cacifos.

Cacifos que,  disse Gil Canha, inclusive já motivaram queixas dos próprios sem-abrigo, porque, afirmou, há situações em que a limpeza aos mesmos faz com que “o vinho lá guardado entorne”.

Rita Andrade ficou um pouco “sem jeito” perante esta questão,  pareceu-nos. Mesmo assim, sempre foi dizendo que será apresentado em breve um programa de acompanhamento e apoio específico para as pessoas em situação de sem-abrigo,  da parte da sua secretaria.

Para amanhã,  está previsto um longo,  provavelmente longuíssimo, dia de debate. Vários secretários regionais apresentarão os seus orçamentos e os trabalhos vão terminar quando tiverem que terminar. O que pode dar uma maratona pela noite dentro.