Museu de Arte Sacra: antropólogo Jorge Freitas Branco analisa hoje obra do Pe. Pita Ferreira “O Natal na Madeira”

O Museu de Arte Sacra do Funchal promove hoje uma conferência subordinada à temática do Natal na Madeira, numa conferência que contará com o antropólogo e docente Jorge Freitas Branco. É este orador que, numa perspectiva antropológica, abordará a obra seminal do Pe. Pita Ferreira, dando particular relevo aos estudos realizados por este sacerdote e estudioso no que à etnografia madeirense diz respeito.
O evento insere-se no âmbito do ciclo de palestras constantes do programa da exposição alusiva aos 500 Anos da Dedicação da Sé do Funchal, e acontece hoje, segunda-feira, dia 18, pelas 15h30. Intitula-se, precisamente, “O Padre Pita Ferreira, O Natal e a Etnografia Madeirense”.

Capa da primeira edição do livro “O Natal na Madeira”.

No centro desta abordagem, até porque a época é propícia, estará a mais emblemática obra do Pe. Pita Ferreira neste campo de estudo, intitulada “O Natal na Madeira: Estudo Folclórico”, publicada pela primeira vez em 1956 e reeditada em 2010 pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais.
A participação nas conferências é de entrada livre e não requer inscrição. Está, contudo, sujeita ao número limitado de lugares na sala.

Jorge Freitas Branco é professor catedrático de antropologia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, investigador no CRIA/ISCTE-IUL. Doutorado em Etnologia na Johannes Gutenberg Universität, de Mainz, Alemanha, leccionou nas universidades de La Laguna, Tenerife (1992) e Complutense de Madrid (2010). Foi ainda professor visitante nas universidades de Leipzig (1996-97), de Marburg (2000) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil (2010). Tem empreendido investigação de terreno em Portugal continental e na Madeira, Alemanha, Brasil e França, com publicações sobre materialidades, técnica, culturas populares, história da antropologia, museus e colecções, laicismo.

Natividade Garcia Fernandes, 1537. Uma das obras provenientes do Museu Nacional de Arte Antiga que integram actualmente a exposição do Museu de Arte Sacra do Funchal.

Estas conferências temáticas inserem-se no programa especial para residentes, permitindo que a exposição dos 500 Anos da Dedicação da Sé do Funchal, em geral, e a obra do padre Pita Ferreira, em particular, possam ser analisados em maior profundidade com o auxílio de um conjunto de oradores especialistas. No passado mês de Novembro decorreu já a primeira conferência deste ciclo que foi proferida pelo cónego Vítor Gomes, tratando o tema “Contributo Pastoral do Pe. Pita Ferreira na Diocese do Funchal”.

O programa geral do Ciclo de Conferências é o seguinte:

18 de Dezembro |15:30h-17:00h.
O PADRE PITA FERREIRA, O NATAL E A ETNOGRAFIA MADEIRENSE.
Professor Doutor Jorge Freitas Branco

22 de Janeiro | 15:30h-17:00h.
CONTRIBUTOS DO P.E PITA FERREIRA PARA A HISTÓRIA DA ARTE NA MADEIRA
Professora Doutora Isabel Santa Clara

22 de Fevereiro | | 15:30h-17:00h.
O CONTRIBUTO DO PADRE PITA FERREIRA PARA A HISTORIOGRAFIA MADEIRENSE
Professor Doutor Nelson Veríssimo