OCM interpreta temas de filmes famosos amanhã em concerto

Uma jovem funchalense de 17 anos é a solista convidada da Orquestra Clássica da Madeira, para um concerto que se realizará amanhã, pelas 18 horas e pelas 21 horas, no Centro de Congressos da Madeira (Casino).  natural de Santa Luzia, Funchal. Micaela Abreu intervirá num concerto denominado “Fantasia de Natal”

O programa é o seguinte, e junta músicas de filmes famosos:

Superman Theme – John Williams

E.T. Suite – John Williams

Pocahontas- Colors of the Wind – Alan Menken

Como Treinar o seu Dragão – Alan Powell

Shrek – Aleluia – Leonard Cohen

Harry Potter Suite – John Williams

Hedwig’s Theme

Harry’s Wondrous World

Piratas das Caraíbas Suite – Klaus Badelt

Lion King- Elton John 

Bela e o Monstro – Alan Menken

Star Wars Suite – John Williams

The Imperial March

Main Title

Micaela Abreu começou a desenvolver as suas capacidades vocais na Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia desde Setembro 2011, onde entrou no Coro Infantil. Ao longo dos anos começou a integrar outros grupos da mesma instituição: Coro Juvenil, Ninfas do Atlântico e Ensemble Vocal Regina Pacis. Para além desses grupos também pertence ao Coro de Câmara da Madeira.

Ganhou i 3° prémio num concurso de Karaoke no Jardim Municipal em Dezembro 2014, e o 2° prémio no Concurso de Vozes na Ponta do Sol em Setembro de 2015.
Algo incrível que aconteceu na sua vida, foi na audição para o concurso televisivo Got Talent Portugal: um dos elementos do júri, Manuel Moura dos Santos, o mais exigente, carregou no botão dourado que deu passagem directa para as semifinais.

No dia 1 de Maio ganhou o concurso Got Talent Portugal 2016 com 15 anos.

Já participou em alguns musicais em 2016 e 2017 – ‘Grito de Esperança’, e dois musicais da MADS – ‘Musical Moments’ e ‘The Show Must Go On’.

 O concerto, realizado numa parceria com o Diário de Notícias da Madeira, será dirigido pelo maestro convidado madeirense Luís Andrade, nascido em 1979 no seio de uma família de músicos. Aos quatro anos começou a estudar violino com a sua mãe e aos sete, violoncelo com o professor Agostinho Henriques no Conservatório de Música da Madeira.

Em 1995 foi para Kiev (Ucrânia) estudar violoncelo com V. Tchervov, tendo-se graduado com distinção em 2001.

Entre 2000 e 2004 estudou violoncelo com Alexander Petrasch no Conservatório de Maastricht (Holanda) tendo também terminado com distinção. Teve também como professores de violoncelo e música de câmara Alan Weiss, Avi Schoenfeld, Radu Aldulesco, Michael Strauss, Mixail Milman e Fine Art Quartet.

Continua a ter aulas de canto, piano e formação musical no Funchal e tem algumas actuações aqui na Madeira. Teve um concerto de solidariedade em Viana do Castelo em Setembro 2017 que correu muito bem. Está agora no 12° ano e pretende ir a seguir para o Porto ou Lisboa continuar as aulas de canto e formação musical para se preparar melhor para entrar numa universidade em Londres.

Quanto ao maestro convidado, Luís Andrade, graduou-se em 2003 em Direcção de Orquestra pela Academia Nacional da Ucrânia P.I. Tchaikovsky tendo estudado com E. Duchenko e em 2004 pelo Conservatório de Maastricht onde estudou com Jan Stulen. Em Julho de 2010 Luís Andrade terminou o Mestrado em Direção de Orquestra no Conservatório de Maastricht com Enrico Delamboye, tendo dirigido no seu exame final a 3ª Sinfonia de Brahms com a Limburgs Symfonie Orkest.

Como maestro, dirigiu a Orquestra de Câmara dos Alunos da Academia Nacional da Ucrânia P.I. Tchaikovsky, Orquestra Sinfónica de Kiev, Promenade Orchestra, “Arka” Sinfonie Orkest, Joseph Hollman Chamber Orchestra, Ensemble Liatochinsky Kiev, a Limburgs Symfonie Orkest e mais recentemente a Netherlands Symphony Orchestra.

Desde Agosto de 2010, Luís Andrade é membro efectivo da The Netherlands Symphony Orchestra, na qualidade de violoncelista, conciliando a actividade com a sua carreira de maestro.

Em Janeiro de 2013, quando se preparava para um concerto como membro da Orquestra Sinfónica de Holanda, foi chamado nos últimos 5 minutos para substituir o maestro que ficou doente. A sua prestação foi um sucesso, tendo sido convidado para dirigir a mesma orquestra em 2014, 2015 e 2016.

Na temporada de 2013/2014, foi convidado a voltar à sua terra natal para realizar três projectos com a Orquestra Clássica da Madeira, sendo novamente convidado para dirigir a Orquestra nas temporadas 2014/2015; 2015/2016 e 2016/2017.