Intervenção da Câmara do Funchal dá nova imagem à Rua das Fontes

Rua das Fontes B
A obra permite uma melhor ligação estética entre a Rua das Fontes e a Avenida do Mar.

A Rua das Fontes está com “cara lavada” e com “mais vida”. São estas as imagens que os funchalenses têm depois de concluída a intervenção da Câmara Municipal do Funchal naquela artéria caraterística da cidade.

Foi recentemente que a autarquia concluiu uma intervenção pública na Rua das Fontes, que visou a substituição do antigo muro cimeiro à rua, e que a separava da Avenida do Mar, por uma varanda que, nas palavras do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, que tem o pelouro das Obras Públicas, “vem uniformizar a nível estético aquele arruamento contíguo a uma das nossas principais avenidas. A Avenida do Mar é uma das principais artérias da Baixa do Funchal, sendo extremamente concorrida por locais e turistas, e esta é mais uma intervenção cirúrgica de valorização do nosso espaço público, com ganhos evidentes a nível de embelezamento, segurança e de visibilidade da própria rua e respetivos estabelecimentos comerciais.”

A Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, e a confinante Rua das Fontes, lembra Miguel Gouveia, “beneficiam, assim, de um melhoramento que as permite respirar de outra forma”.

Rua das Fontes A
A intervenção substituiu o muro de betão por uma estrutura metálica.

A intervenção, promovida pela Divisão de Obras Municipais e Conservação, do Departamento de Infraestruturas e Equipamentos, levou à substituição do muro de betão, que delimitava ambos os troços, e cedeu espaço à instalação de uma guarda metálica, acompanhando a que já existia, adjacente à histórica Fonte de D. Dinis e ao Palácio de São Lourenço. “O objetivo foi empregar um maior desafogo à Rua das Fontes, que fica, como se sabe, numa cota inferior à da Avenida do Mar, dotando a mesma de maior amplitude e notoriedade”, explica o vice da CMF.