Prova de “Rogaining” realizou-se na freguesia do Seixal

A modalidade de “Rogaining” realizou na freguesia do Seixal a última prova da época, numa iniciativa do Clube Aventura da Madeira, que levou 97 participantes à descoberta desta vila do Norte da Ilha da Madeira.

A prova decorreu entre a zona costeira e a floresta Laurissilva no Chão da Ribeira do Seixal, constituindo uma nova área cartografada para as modalidades de Orientação e Rogaining, esclarece comunicado do clube.

A área de prova era muito rica em detalhes de edificações, entre muitos caminhos, quer na área urbana, quer na área mais agrícola no sítio do Serrado a caminho do Chão da Ribeira, apresentando um desnível considerável, entre o nível do mar e os 500 metros de altitude, com a partida e a chegada na Praça da Alegria.

A prova pontuável para a Taça FPO Madeira de Rogaining contou com 42 equipas, de 6 clubes federados e algumas equipas de praticantes em iniciação que participaram nos escalões abertos, informa o CAM.

A competitividade foi muita, com o escalão principal a registar algumas surpresas. Entre elas, registe-se a primeira vitória no escalão Absoluto Masculino para a equipa do ACD Jardim da Serra, constituída por António Abreu/Rubim Gonçalves. Na segunda posição, classificou-se o Clube de Montanha do Funchal, com a dupla Fábio Pereira / Ricardo Gonçalves, sendo a terceira posição para o Clube Aventura da Madeira, com a equipa formada por Nelson Baroca e Xavier Vieira. Nos femininos, venceu destacada a equipa do Grupo Desportivo do Estreito, com Sónia Silva e Lídia Silva; na segunda posição, ficou a equipa do ACD Jardim da Serra Laura Ramos / Melissa Jesus, e na terceira posição o Clube Aventura da Madeira, com Nélia Sousa e Lucília Sousa.

Nas equipas Mistas Elite, o Clube de Montanha do Funchal conseguiu colocar equipas nos três primeiros lugares do pódio, sendo primeira a equipa formada por Vitor Sousa e Donita Barradas, seguida de Sófia Inácio e Luís Gomes e a terceira equipa Paulo Rodrigues e Graciela Chaves.

Já nos escalões veteranos, registo para as vitórias do Clube Aventura da Madeira em equipas mistas, com Adriana Ladeira e Ricardo Ladeira, e em Masculinos 40 com Diniz Ferreira e Francisco Jesus. Nos femininos 40, o Clube de Montanha do Funchal registou a participação de Fátima Fagundes e Ni Perdigão. A finalizar a participação de equipas veteranas, registe-se a presença da equipa superveteranos mista do CP Telecom com Aida Pupo e João Pupo.

A participação aberta reuniu para percursos de 1 hora e 2 horas de tempo máximo, tendo no percurso de 1 h, o Clube de Montanha do Funchal apresentado a equipa com Inês Perdigão e Rodrigo Fagundes, e no percurso de 2 h a equipa do ACD Jardim da Serra vencido entre as oito equipas em competição.

A prova contou com o apoio da Câmara Municipal de Porto Moniz, Junta de Freguesia do Seixal, Associação de Orientação da R.A.M., Federação Portuguesa de Orientação, DRJD e Associação da Madeira de Desporto Para Todos.