CMF investe mais de 100 mil euros em projetos culturais

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai investir cerca de 109 mil euros no apoio a um total de sete entidades, com vista à criação artística, programação e realização de eventos culturais na cidade do Funchal, nos próximos dois anos.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, a aposta deu-se no âmbito do Novo Modelo de Apoio às Artes, disponível através dos concursos nacionais para o Programa de Apoio Sustentado Bienal à DGARTES – Direção-Geral das Artes 2018-2019, e do qual a Câmara Municipal do Funchal passou a ser parceiro ativo.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, enaltece este tipo de aposta na cultura, “que da nossa parte sempre foi e continuará a ser visto como um investimento, e jamais como um gasto. Estes apoios da Câmara Municipal vêm reforçar um dos compromissos deste Executivo que é o apoio à criação artística, sendo que no último ano tem sido evidente, através da programação do Teatro Municipal Baltazar Dias, a apresentação de projetos artísticos originais, em regime de produção própria ou co-produção.”

A parceria “permitirá trazer ao Teatro Municipal Baltazar Dias, já a partir de abril do próximo ano, de uma série de iniciativas de elevada qualidade artística, estando igualmente previsto desenvolver ações diretamente com a comunidade”, acrescentou o Presidente.

As instituições em causa serão apoiadas de forma plurianual e direta pela Câmara Municipal do Funchal, de acordo com o novo modelo implementado pela DGARTES, e contemplarão, como ofertas principais, as artes visuais, o teatro e a dança. Paralelamente, a Câmara Municipal do Funchal irá ceder espaços camarários para apoiar as atividades em causa, nomeadamente para efeitos de residências artísticas, apresentações de espetáculos e masterclasses.

O investimento destina-se, desde logo, a três associações regionais, nomeadamente a Porta 33, o Grupo Dançando com a Diferença e a Associação Feiticeiro do Norte, “sendo que o apoio camarário permite reforçar as condições de sustentabilidade destes projetos, que são já marcas reconhecidas da cidade e da Região, bem como ajudar a suportar o desenvolvimento de novas criações e projetos artísticos, o que é uma motivação expressa da nossa parte”, explica Paulo Cafôfo. A aposta estende-se, igualmente, a quatro associações continentais, nomeadamente Vo´arte, Amarelo Silvestre, o Espaço do Tempo e o C.e.m – Centro em movimento, “continuando a diversificar a aposta cultural do Funchal e a proporcionar aos madeirenses, e àqueles que nos visitam, alguns dos trabalhos mais interessantes que estão a ser desenvolvidos a nível nacional.”