Após a inauguração para o retrato, jacarandás na Avenida Mário Soares estão ao abandono e são perigo público

Fotos Manuel Pita.

O descuido com a manutenção das árvores nos espaços públicos continua a merecer a reprovação dos cidadãos que se desdobram em alertas nas redes sociais.

O ex-diretor regional da Agricultura, Manuel Pita, alerta para o estado deplorável e negligente das árvores na ex-Avenida do Amparo, agora designada Avenida Mário Soares. Depois da inauguração, foi deixar crescer…

Uma reflexão que o FN publica no sentido de despertar nas autoridades competentes a intervenção há muito merecida.

“Há muito que me arrepia passar na inicialmente denominada Avenida do Amparo, em S. Martinho, rebatizada de Avenida Mário Soares. Obviamente que não tem nada a ver com a toponímia, mas sim com o estado dos jacarandás que ladeiam a artéria.
Contra tudo o que os manuais de poda das árvores ornamentais preconiza, vemos um conjunto de jovens árvores abandonadas à sua sorte, sem qualquer atenção da entidade responsável pela sua condução formativa, com uma estrutura deficiente e imprópria para uma zona pública.

Anexo algumas fotografias que fiz esta manhã, para que em futuros acidentes, de queda de ramos e/ou troncos, com prejuízo de pessoas e bens, se possa compreender a génese do problema. O porquê do acidente.
Como as pessoas, as árvores necessitam de ser educadas, de constante atenção e de intervenções adequadas e atempadas, com vista à criação de um porte e de uma estrutura adequadas ao local onde estão inseridas.
É que não basta plantar para estar “bonitinho” no dia da inauguração!!.