Jorge Carvalho sábado no lançamento do livro “Um Acampamento de Sonho”

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, estará presente no sábado, pelas 11 horas na apresentação do livro Um acampamento de sonho… conto para sensibilizar, na FNAC/Madeira.

Esta iniciativa, integrada na Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, subordinado ao lema “Diferença + Equidade = Inclusão”, organizada pela Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, resulta de um desafio lançado às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico no sentido de reflectirem, através da sua criatividade e escrita, sobre as temáticas dos direitos das pessoas com deficiência, a igualdade de oportunidades e a inclusão, refere um comunicado. Neste âmbito, os alunos das escolas participantes foram convidados a serem os co-autores de um conto e, para o efeito, cada escola deu continuidade ao texto elaborado pela escola anterior. Este processo foi coordenado pelo prof. Sandro Nóbrega da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Santo António. O conto foi ilustrado pela designer Luísa Spínola e editado pela Editora Madeirense. Esta actividade envolveu a participação de 120 alunos, 20 professores e 11 escolas, designadamente:

Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar Professor Francisco M. S. Barreto, F. Ovelha

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre

Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto Silva

Escola Básica dos  2.º e 3.º Ciclos do Caniçal

Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz

Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João J. G. Andrade

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Alfredo F. Nóbrega Júnior

Escola Básica e Secundária Bispo D. M. F. Cabral

Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade

Neste dia, serão igualmente entregues os prémios aos vencedores do concurso “Lema Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais”. Este concurso destinou-se a premiar o lema que melhor expressou os conceitos de inclusão e de igualdade de oportunidades e, por conseguinte, foi o mote das actividades desenvolvidas no decurso deste evento.

Num total de 106 candidaturas, o 1.º prémio foi atribuído ao lema “Diferença + Equidade = Inclusão”, o 2.º prémio ao lema “Reduzindo diferenças, somando oportunidades” e o 3.º prémio a “Olhar a diversidade e respeitar a singularidade”.