Estepilha: quanto pesa a mochila do secretário da Saúde?

Rui Marote

Assistimos ontem no Parlamento Regional à discussão dum projecto de resolução da autoria do JPP, intitulado “Medidas para a redução do peso das mochilas  escolares”, após apreciação pela 6ª comissão Especializada. A 10 de Outubro a Assembleia da República foi unânime nesta matéria (haja bom senso)… E sublinhou a responsabilidade do Governo na adopção das medidas.
Cinquenta e seis dias depois, a Assembleia Regional debate no Parlamento o mesmo tema em que a Assembleia da Republica  recomendou ao Governo onze medidas, que vão desde campanhas de sensibilização até ao recurso a cacifos nas escolas para os alunos.
Tanto lá como cá, chegaram a um consenso, demonstrando que existe unanimidade sobre um conjunto de medidas que consideram úteis para acabar com o peso excessivo que os miúdos carregam às costas. É um problema que existe e que merece uma solução.
Entre as soluções apontadas, refere-se que as escolas devem ter cacifos para todos os alunos, que os manuais escolares tenham uma indicação sobre o peso e que “na medida do possível” sejam introduzidos “suportes digitais” na sala de aula “substituindo gradualmente os livros em papel”. Aplaudo, mas onde está o factor “cifrão”, digo o factor Euro…!!!
Continuamos a não ter dinheiro para dar um ponto final nas coberturas de amianto; não temos dinheiro para papel higiénico nas escolas nem hospitais; e vêm agora sonhar com suportes digitais.
O Estepilha não tem nada contra o “Sonhar é Fácil”  (quem não se recorda do filme do realizador Perdigão Queiroga que estreou no cinema S. Jorge a 22 de Fevereiro de 1955 com grande actor António Silva?)
Temos de pensar grande mas somos uns “tesos”.
Na prevenção é que ainda podemos evitar alguns problemas de saúde.
Alguém já pensou no peso da mochila que o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, médico cirurgião, vem carregando desde que entrou para o Governo Regional? Com o peso dos novos dossiers e projectos do novo hospital, não deve ser levezinha. O Estepilha recomenda a compra de uma mochila trolley. Como médico, Pedro Ramos sabe melhor que todos as deformações que podem ocorrer na coluna vertebral. É melhor cuidar-se e dar o exemplo…