Casa de Saúde Câmara Pestana combate estigma contra a doença mental

 

No âmbito do  projecto “Estigma da Doença Mental, Um Mito Arcaico”,  da área de reabilitação da Casa de Saúde Câmara Pestana, que decorreu durante 2017, no dia 11 deste mês pelas 15 horas, na instituição, será realizada a última actividade intitulada “Da Inclusão, Nasce o Prato”. Este é um seminário de culinária, que será orientado pelo chef de cozinha, André Gonçalves, da equipa do Chef Octávio Freitas.

O grupo será constituído por 4 jornalistas convidados e 4 utentes da Instituição, que serão todos “ajudantes” na confecção do prato, refere um comunicado.

“Na variedade e na diferença pode-se construir… com variados ingredientes pode fazer-se a arte de culinária… com “pessoas sem doença mental e “pessoas com doença mental” podemos criar… é esta a ideia que queremos passar”, refere a nota de imprensa. “Todos diferentes, mas todos com capacidades e competências… assim como os ingredientes, cada um diferente, contribui à sua maneira…”.

Entre as actividades até agora desenvolvidas constam acções de pintura dos próprios corpos em tela gigante com a participação de utentes e personalidades públicas, orientado pela artista plástica Elma Franco, sessões de pintura de quadros com utentes e alunos da APEL, mostra das pinturas e da tela no átrio da CMF, plantação de uma árvore no Parque Ribeira Primeira, a árvore “Sem Estigma”, e inscrição no Grande Livro dos Plantadores de Árvores, e estreia de uma canção, letra e música inéditas, contra o estigma da doença mental pelo grupo Stardust Acoustic Project.