Novo ” MSC Seaside” tem escala inaugural no Porto do Funchal a 10 de dezembro

Cerimónia inaugural do novo navio da MSC.

O novo navio da ” MSC Seaside” partiu já para a clássica “Grand Voyage” com destino às Caraíbas. No dia 10 de dezembro, o novo paquete da MSC faz a sua escala inaugural no Porto do Funchal a 10 de dezembro, com acesso à Comunicação Social e agentes marítimos para conhecerem o novo gigante dos mares, da chancela das maior companhia de cruzeiros privada do mundo.

A cerimónia de entrega e o evento de inauguração do novo MSC Seaside, que decorreram no dia 29 e 30 de Novembro, em Monfalcone e Trieste, respetivamente. Durante a cerimónia,  a MSC Cruzeiros anunciou, nos estaleiros da Fincantieri, a encomenda de mais dois novos navios, uma evolução da Classe Seaside – Seaside EVO – que serão entregues em 2021 e 2023.

Nota da MSC à Imprensa

Por ocasião da cerimónia de Entrega do MSC Seaside, o segundo navio recém-construído da MSC Cruzeiros a entrar ao serviço em 2017, a companhia e a Fincantieri também assinaram um acordo para a construção de dois navios Seaside EVO, uma evolução do protótipo da Classe Seaside, com um investimento total de €1,8 mil milhões.
O Presidente Executivo da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, afirmou: “A chegada ao serviço do MSC Seaside marca outra etapa na história e futuro da Companhia, mas também dá corpo a um momento determinante na indústria. É o primeiro dos cinco novos protótipos que trazemos ao serviço e que trazem, no seu conjunto, um produto totalmente novo à indústria dos cruzeiros. A Classe Seaside é, de facto, desenhada para aproximar os nossos viajantes do mar e para operar em lugares soalheiros, enquanto quebram novas fronteiras da tecnologia marítima centrada no passageiro.”

Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, declarou: “Estamos orgulhosos por termos cumprido um projecto tão importante: um navio, para um novo cliente, o maior já construído em Itália. Isto demonstra não só a nossa capacidade para satisfazer as necessidades dos armadores, mas também o extraordinário nível operacional que Fincantieri alcançou. Na verdade, gostaria de destacar que o “Seaview”, o navio irmão do “Seaside”, será entregue em apenas 6 meses, neste mesmo estaleiro”. Bono acrescentou: “Acreditamos que construímos um navio altamente inovador com o MSC. Marca um novo avanço de qualidade tecnológica. Esse marco permitiu-nos ganhar a confiança do cliente com uma nova encomenda para dois novos navios, o que [novamente] representará uma evolução real.”
Seguindo o novo acordo entre a MSC Cruzeiros e a Fincantieri, o acordo inicial de reserva de lugar de construir um terceiro navio da Classe Seaside, a ser entregue em 2021, foi substituído por um que determina a construção do primeiro de dois navios Seaside EVO. O segundo é esperado chegar em 2023.

As principais características do novo Seaside EVO são as seguintes:
⦁ Comprimento/boca: 339m/41m
⦁ Arqueação Bruta: 169,380 GRT
⦁ LSA: 7,280

Para além de oferecer ainda mais espaço, um navio Seaside EVO terá maiores dimensões, mais camarotes, um ainda maior Yacht Club e poderá transportar 5,646 passageiros. Simultaneamente, como na Classe Seaside, os navios Seaside EVO serão equipados com a tecnologia ambiental mais avançada e de última geração, incluindo: Tecnologia de Limpeza de Gás de Escape (EGC) para ir de encontro aos mais duros regulamentos em portos e áreas onde operam. Tecnologia de ponta em Gestão de Resíduos Sistemas de Reciclagem; Sistema de Tratamento de Águas avançadíssimo – acima e muito para lá dos níveis de regulamentação vigentes; Avançadíssimo sistema de recuperação de calor. Em todo o navio, existirão os aparelhos mais avançados de poupança de energia e todas as áreas serão iluminadas com LED. Os navios serão ultra hidrodinâmicos e graças aos seus motores, casco, hélices e lemes, combinados com a mais moderna tinta anti-vegetativa, a resistência das ondas será ainda mais reduzida, ao mesmo tempo que será conseguida uma maior eficiência de combustível. Os navios Seaside EVO serão também equipados com um sistema Selective Catalytic Reduction (SCR), um avançado sistema de controle de emissões activas que reduz substancialmente o óxido de nitrogénio (NOx), transformando-o em inofensivo nitrogénio (N2) e água.
Com a adição destes novos navios, o plano de investimento da companhia, já antes sem precedentes na indústria, conta agora com 12 novos navios a serem construídos até 2026, com um plano de investimento global de €10.5 mil milhões.
Durante a cerimónia de entrega do navio, que prestou homenagem a uma tradição marítima de séculos, Roberto Olivari, o diretor dos estaleiros da Fincantieri, entregou a Pier Paolo Scala, o Comandante do MSC Seaside, uma ampola com a primeira água que tocou no casco do navio quando este fez os primeiros testes de mar este ano. Depois do fecho da cerimónia, o MSC Seaside seguiu em direcção a Trieste. Daí, continuará para Miami para a Cerimónia de Nomeação no dia 21 de Dezembro.
O MSC Seaside é o primeiro navio da Classe Seaside e um protótipo completamente novo que desafia as fronteiras da engenharia e construção naval mais inovadoras. Com uma arqueação bruta de 153,516 GRT e capacidade para 5,119 passageiros, é o segundo mega navio de cruzeiros recém-construído na frota da MSC Cruzeiros e o primeiro a ser entregue pela Fincantieri.
O MSC Seaside terá Miami como porto de embarque Miami e iniciará o seu o primeiro itinerário caribenho onde aportará em vários paraísos nas Caraíbas Orientais e Ocidentais.
Logo a seguir ao MSC Seaside, o seu “navio-irmão” MSC Seaview entrará ao serviço em Junho de 2018, dando início à sua temporada no Mediterrâneo. Hoje, na Cerimónia de Entrega, O Sr. Vago também anunciou que o MSC Seaview será inaugurado na cidade italiana de Civitavecchia no dia 2 de Junho de 2018.

Características  do MSC Seaside
⦁ Comprimento/boca/altura: 323.3m/41m/72m
⦁ Arqueação Bruta: 153,516 GRT
⦁ Passageiros: 5,179
⦁ Tripulantes: 1,413
⦁ Velocidade Máxima: 21.3 nós
⦁ Navio mais recente da frota MSC Cruzeiros
⦁ 14º navio a juntar-se à frota MSC Cruzeiros desde o seu início em 2003
⦁ Primeiro Navio da Classe Seaside
⦁ Navio Irmão: MSC Seaview
⦁ Data da Entrega: 29 Novembro 2017
⦁ Cerimónia de Nomeação: Miami, FL. 21 Dezembro 2017
⦁ Área onde opera: Caraíbas
⦁ Horas de mão-de-obra necessárias para a construção do navio: 10 milhões
⦁ Número de colaboradores da Fincantieri envolvidos: 4,000
Características principais do Seaside EVO
⦁ Comprimento/boca: 339m/41m
⦁ Arqueação Bruta: 169,380 GRT
⦁ LSA: 7,280
⦁ Entrega: 2021, 2023
Sobre o Comandante Pier Paolo Scala
O Comandante Scala é um oficial altamente perito no mar que já viajou por todo o mundo, obtendo um vasto conhecimento de experiência marítima em navios de cruzeiro e petroleiros. Chegou à MSC Cruzerios em 2011 e tornou-se Mestre do MSC Opera. O comandante Scala tem uma profunda experiência técnica em sistemas de propulsão e desde que se juntou à MSC Cruzeiros, comandou vários navios na classe Lirica, Musica e Fantasia.