Madeira quer divulgar “património cultural associado às tosquias”

Foi apresentado publicamente o projecto ‘Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia’. A iniciativa, que reúne como parceiros o Governo Regional da Madeira, o Governo Regional dos Açores e a Reserva Mundial da Biosfera de La Palma, prevê a criação de um novo produto ecoturístico, o qual, no caso da Madeira, consiste na divulgação de património cultural associado às tosquias, informa o Governo Regional.

O projecto, que teve início em 2016, tem uma duração de três anos e reúne um envelope financeiro de cerca de 115 mil euros, com um financiamento de 85%. Ao longo de 2017, a iniciativa tem vindo a ser apresenta nas três regiões parceiras, com a gestão do projecto na Madeira a ficar a cargo do Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN).

Segundo Manuel Filipe, presidente do IFCN, o Projecto ‘Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia’ ajuda a criar bases para o desenvolvimento de um número de acções importantes, entre as quais “inventariar e georreferenciar o património cultural ligados aos currais utilizados nas tosquias de outrora, recuperar paisagisticamente as envolventes aos vestígios do passado, instalar sinalização, promover elementos educativos e implementar roteiros turísticos”.

A juntar a estas medidas, o presidente do IFCN também destacou a importância do projecto na “promoção de actividades de educação ambiental”, uma medida que permite à Madeira e às demais regiões da Macaronésia “aumentar a sua competitividade como destino turístico, num mercado global cada vez mais exigente, mas também cada vez mais atento e sensível às especificidades locais.”

Destacando a importâncias das sinergias para o sucesso de qualquer iniciativa levada a cabo numa era de globalização, Manuel Filipe afirmou a sua confiança no trabalho conjunto dos parceiros do projecto, pressagiando grande sucesso para o mesmo.