Câmara de Machico vai entregar Kits de Protecção Civil às escolas do concelho

A Câmara Municipal de Machico vai entregar Kits de Protecção Civil às escolas do concelho, no âmbito da iniciativa “Educar para Salvar”.

A implementação em 2015 do projecto “Educar para Salvar” resultou em cerca de quinhentos elementos formados em Suporte Básico de Vida, Agentes Extintores de Fogo e em Primeiros Socorros, informa o município. Foram ainda realizados cerca de vinte (20 exercícios/ simulacros), quer à escala Regional (CPX) quer à escala municipal (LIVEX) envolvendo a comunidade escolar.

Tendo a prevenção por mote, cada estabelecimento de ensino no âmbito das suas competências e tarefas têm desenvolvido comportamentos de autoprotecção adaptados à situação actual, conhecendo e adoptando medidas preventivas e procedimentos adequados a cada realidade.

A regulamentação em vigor exige que as instituições públicas ou privadas, dotem de adequadas medidas de organização e gestão da segurança, os edifícios, estabelecimentos e recintos que ocupem. Estas designadas medidas de autoprotecção, serão determinadas em função da utilização-tipo (UT) em questão e da respectiva categoria de risco.

Salvaguardado todo este processo de planeamento, formação e teste das soluções adotadas no planeamento de emergência (simulacros) identificaram-se algumas carências relacionadas com pequenos equipamentos que poderão fazer uma grande diferença em casos de intervenção reais.

Neste sentido e dado a política de investimento na área da Protecção Civil, na cultura de sensibilização e na prevenção e mitigação de riscos, o município de Machico vai proceder à entrega de um Kit de Protecção Civil que conterá alguns equipamentos, nomeadamente coletes, caixas de primeiros socorros e um sistema respiratório para ressuscitação manual – child.

A intervenção e auxílio, em qualquer dos estabelecimentos existentes no concelho, será certamente mais eficaz quanto mais os seus funcionários estiverem sensibilizados e preparados para os modos de actuação face a uma ocorrência ou acidente grave, diz a CMM.

“É neste espírito de partilha de conhecimento e fomentando uma cultura de prevenção entre entidades públicas e privadas do Município de Machico e a Câmara Municipal que se desenrolará e levará mais longe o projecto “Educar para Salvar”.