Pedro Calado participa dia 7 na apresentação de autocarro eléctrico

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, vai participar, a 7 de Dezembro, na sessão pública de apresentação do exercício de demonstração do autocarro eléctrico “e.City Gold”.

O evento, que decorrerá no dia aprazado, pelas 14h00, na Praça do Povo, será antecedido da assinatura de um protocolo entre o Governo Regional e a empresa CaetanoBus.

O “e.City Gold”, da empresa Caetanobus, é o novo autocarro urbano 100% eléctrico, totalmente desenvolvido em Portugal pela CaetanoBus, em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto, refere o Governo Regional.

Este é um autocarro que se diferencia por um consumo de energia mais eficiente que os autocarros convencionais, com motor a gasóleo e pela ausência de emissões poluentes locais e de ruído.

Durante o mês de Dezembro, o autocarro estará na Região para a demonstração da tecnologia eléctrica ao serviço de três operadores de transportes públicos: a Horários do Funchal e a SAM, na Madeira, e a Moinho, no Porto Santo.

Este autocarro já esteve em demonstração em várias cidades portuguesas, designadamente Porto, Lisboa, Coimbra, Braga, Aveiro e Cascais, indo de seguida para a Suíça, onde permanecerá durante seis meses.

Na Madeira, o autocarro vai operar num tipo diferente de relevo ao que até agora foi testado, dadas as características particulares do nosso território, sendo este um exercício importante para a avaliação da introdução da tecnologia eléctrica nas frotas de transportes públicos de passageiros na Região.

“A mobilidade eléctrica vem dar uma resposta fundamental à necessidade de reduzir os impactes dos transportes no ambiente e na saúde pública, através da redução da poluição atmosférica e sonora nos centros das cidades. Vem igualmente dar um forte contributo ao aumento da produção de energia eléctrica através de fontes renováveis, nomeadamente através dos carregamentos das baterias durante a noite, período em que a introdução de energias renováveis é mais favorável, tornando a energia eléctrica mais limpa”, assevera o GR.

Na Madeira, a mobilidade eléctrica de veículos ligeiros em empresas e particulares tem tido um crescimento importante nos últimos anos, estando neste momento próximo dos 200 veículos comercializados, segundo nos informam. A introdução de veículos eléctricos nos transportes colectivos está dependente da oferta existente no mercado e também da análise da viabilidade de circulação na nossa estrutura rodoviária.

O exercício de demonstração do “e.City Gold” desenvolve-se no âmbito do Projecto Civitas Destinations, co-financiado pelo Programa Horizonte 2020, e conta com a organização da AREAM, em parceria com o Governo Regional, a Horários do Funchal, a SAM, a Moinho, a Empresa de Electricidade da Madeira e o Grupo Sousa, com a cedência do autocarro pela Caetanobus.