Museu de Arte Sacra quer dar exemplo na oferta cultural e abre portas nos feriados de dezembro

O Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) vai estar aberto ao público no feriado de 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria, a exemplo do que já aconteceu no primeiro dia deste mês, também feriado, com o seu horário habitual, das 10h00 às 17h00.

Esta decisão, segundo uma nota da direção, enquadra-se “no âmbito do que considera ser uma cuidada e atenta prestação de oferta cultural, com dever de responsabilidade para com os seus públicos, designadamente aqueles da área turística que, nestes dias, demandam a cidade do Funchal e procuram conhecer o património cultural de referência da Ilha – quando muitas instituições públicas se encontram encerradas”.

Mais informam que, que manter aberto o Museu nos dois feriados, é possibilitar aos madeirenses, sobretudo aqueles que não têm oportunidade de o fazer nos dias úteis, mais uma oportunidade para visitar a Exposição alusiva aos 500 Anos da Dedicação da Sé do Funchal.

Desdobrando-se numa museografia que parte da figura e da obra do Padre Pita Ferreira para levar a um conhecimento mais amplo não só dos seus estudos sobre a Sé e sobre o património artístico da Diocese do Funchal, convocam-se ainda, em diversos núcleos, outras narrativas em torno da ourivesaria, da pintura e da escultura dos séculos XVI a XVIII. Merecedora de especial destaque é a presença inédita no MASF de 10 pinturas atribuídas a pintores da 1.ª e 2.ª geração dos designados “primitivos portugueses”, provenientes da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

A presente exposição temporária, patente até 31 de março do próximo ano, termina com o acesso à Torre-varanda-mirante, onde, além do panorama sobre a cidade e a sua baía, se desenha um olhar final e diferente sobre a Sé do Funchal e sobre o carácter monumental único desta construção em pedra – arquitetura e geodiversidade.

Na Loja do Museu aguarda os visitantes uma variedade de produtos. Merece particular destaque o Calendário MASF 2018, com a reprodução das mais emblemáticas obras de arte do Museu de Arte Sacra do Funchal, a partir de amanhã com um “Preço Especial de Natal”.