Praça do Peixe volta a ser uma Feira de Natal com mais de 100 parceiros

Foto DR.

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) organiza mais uma vez este ano o “Natal na Praça”, um evento dinamizado pela Divisão de Mercados da Autarquia.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, trata-se da 3ª edição desta mostra, que vai reunir, ao longo dos três primeiros domingos do mês de dezembro, um total de 101 parceiros, em diversas feiras temáticas de Natal na Praça do Peixe do Mercado dos Lavradores, aproveitando novamente a quadra para dinamizar o Mercado em termos comerciais, dando visibilidade a variadas marcas e a pequenos empreendedores regionais, e multiplicando a oferta à população.

Paulo Cafôfo regista que “a adesão nos últimos dois anos foi notável, com o evento a ter, em diversos picos horários ao domingo, verdadeiras casas cheias. Todos sabemos que o Funchal vive esta quadra de uma forma especial e o entusiasmo de locais e turistas para com este mercado de Natal tem sido incontornável, portanto esta é uma reedição obrigatória.”

Nas semanas que se encaminham até ao ponto alto da quadra natalícia na cidade, que é, como se sabe, a “Noite do Mercado”, um dos maiores e mais acarinhados cartazes do Natal madeirense, terá, assim, lugar este “Natal na Praça”, nos dias 3, 10 e 17 de dezembro, ou seja, sempre ao domingo, das 9h às 21h.

Já depois de amanhã, dia 3 de dezembro, a festa começa, com uma feira de «Decoração, Acessórios e Moda», que vai contar com 35 parceiros. O dia 10 de dezembro será, por sua vez, constituído pela apresentação de «Iguarias do Natal madeirense», por parte de 31 marcas e entusiastas.

Finalmente, no último domingo, dia 17, vão coabitar na Praça do Peixe diversas mostras locais, a partir das «Feiras Temáticas» que o Mercado dos Lavradores dinamiza semanalmente ao longo de todo o ano, nomeadamente com artesanato, alfarrabismo, velharias e gastronomia, num total de 35 parceiros.

A Divisão de Mercados salienta, contudo, que a participação nas feiras de 10 e 17 de dezembro ainda se encontra em aberto para todos os interessados, pelo que estes devem entrar em contacto com o Mercado dos Lavradores.

Garantida está a presença de mais de uma centena de pequenos comerciantes locais, que apostam neste evento que já começa a ser uma tradição do Natal funchalense, e que torna a Praça do Peixe, um palco particularmente carismático desta época, no local perfeito para adquirir prendas de Natal surpreendentes para familiares e amigos, entre artesanato regional, acessórios de moda, artigos de decoração para casa, recordações da quadra e comidas e bebidas tradicionais, entre outras possíveis relíquias inesperadas.

Paulo Cafôfo reitera que “o atual Executivo tem uma agenda clara e ambiciosa de dinamização da economia local, que temos vindo a implementar com sucesso ao longo dos últimos anos.

Os Mercados Municipais foram, neste caso, uma aposta incontornável dentro da estratégia de Revitalização do Comércio e Serviços do Funchal e a adesão do público é a resposta mais importante que poderíamos ter.”

O Presidente sublinha o melhoramento das infraestruturas e a requalificação da oferta do Mercado, sem nunca perder a identidade, mas considera que “o calendário de eventos e as múltiplas ações de promoção vieram agregar vontades, dando espaço a quem quer vender e oportunidade a quem evidentemente se interessa e vem comprar, e são, porventura, o que mais tem mudado a face do Mercado, aproximando-o como nunca dos residentes.”

A par do “Natal na Praça”, a Câmara Municipal do Funchal vai dinamizar, igualmente, durante esta quadra, uma “Aldeia Natal” especificamente dedicada às crianças, em frente aos Paços do Concelho. A abertura está marcada para dia 7 de dezembro, na Praça do Município, e o espaço de entretenimento terá calendário de atividades para toda a época natalícia, até dia 6 de janeiro.

A Autarquia vai, desta forma, proporcionar novamente animação à emblemática praça que, apesar de bastante central, costumava estar afastada do local onde normalmente decorre toda a animação natalícia, dinamizando o comércio e a restauração que se encontra nas imediações, inclusive através da criação de sinergias.

A par dos impactos na economia local, estas iniciativas têm ainda o condão de enriquecer a oferta turística da Região, numa época tão importante a esse nível para um destino como a Madeira.