Porto Santo tem Pico da Cabrita como Geossítio do mês de dezembro

Geositio de dezembro-Pico-da-cabrita1a
O Pico da Cabrita, no Porto Santo, é o Geossítio de dezembro.

O Pico da Cabrita, no Porto Santo, foi designado como o Geossítio do mês de dezembro, uma iniciativa da secretaria regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Numa nota a este propósito, é referido que no Pico da Cabrita “afloram materiais geológicos correspondentes à fase de montanha submarina (fase anterior à emersão da ilha). Estes, resultam da acumulação de fragmentos de rochas que se formaram por força da explosão vulcânica e choque térmico, devido ao rápido arrefecimento gerado em ambiente submarino, designados por hialoclastitos”.

Posteriormente, diz a mesma nota, “foram cortados por filões (condutas de forma fissural por onde o magma ascendeu), de natureza, essencialmente basáltica. Este depósito de origem submarina encontra-se a uma altitude próxima dos 200 metros, consequência do levantamento em bloco de toda a ilha. Materiais designados localmente por “pedras pretas” foram explorados, durante várias décadas, no fabrico da pozolana, importante para o enriquecimento do cimento da construção civil.

Mais informações poderão ser consultadas no site da Geodiversidade da Madeira, através do seguinte endereço: http://geodiversidade.madeira.gov.pt/pt/geossitios

Neste endereço, é referido que “a inventariação do património geológico da ilha da Madeira ficou concluída em 2012 e teve como principal objetivo a identificação de geossítios com elevado valor científico. Durante este processo, foram definidas 9 categorias temáticasde discriminadas em várias subcategorias e subdivisões. Este conjunto de geossítios, que constitui o património geológico da Região Autónoma da Madeira, foi ainda submetido, em 2015, a uma atualização e uniformização da avaliação quantitativa, tendo sido usada uma metodologia de quantificação mais recente”.