700 finalistas da Jaime Moniz na Bênção das Capas com Susana Prada como madrinha

Susana Prada, secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, a madrinha dos finalistas, no cortejo até à Sé.

Todos os anos, o ritual repete-se mas é sempre vivido com uma emoção especial, nomeadamente pelos estudantes e famílias. A Bênção das Capas, uma tradição genuína do Liceu/Escola Secundária Jaime Moniz voltou a realizar-se durante o início da tarde de hoje, como o FN já noticiou, com a participação de cerca de 700 estudantes do 12.º ano de escolaridade. A chuva empatou um pouco a vida aos estudantes mas o cortejo voltou a acontecer, tendo por madrinha dos finalistas, Susana Prada, secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais.
Todos os finalistas a trajar o fato académico a preceito, incluindo o símbolo da ESJM e a fita do respetivo curso. Um ritual preparado com muitos dias de antecedência pela Comissão de Finalistas em articulação com o Conselho Executivo da instituição escolar, no sentido de proporcionar aos estudantes e famílias um dia memorável.

Após as fotografias da praxe junto à ESJM, apesar da chuva miudinha a teimar em cair, seguiu-se o desfile, e a cerimónia na Sé Catedral, também ela previamente preparada com os estudantes no sentido de estarem todos à altura do ato. Uma oportunidade para a tradicional Bênção das Capas, pelo Bispo da Diocese do Funchal, D. António Carrilho, com palavras de incentivo e esperança a estes jovens que serão os futuros líderes do país e que precisam continuar a crescer com valores e preparação para uma cidadania responsável.Cumpridas as formalidades, o dia ainda está longe de terminar, sobretudo a festa propriamente dita. Segue-se o jantar com os familiares e amigos.

Ansiosamente aguardado é o tradicional baile de finalistas que mobiliza jovens e amigos, numa interação entre os estudantes das diferentes escolas, desta vez a acontecer no Madeira Tecnopolo, com a animação à altura do evento.
O dia fecha com muita emoções e adrenalina para mais tarde recordar. Estes estudantes estão a um passo de entrar no ensino superior, a maioria deles, e outros no mundo do trabalho.