Susana Prada distingue São Vicente como município “mais azul de 2016”

A secretária regional do Ambiente, Susana Prada, concedeu ao município de São Vicente o galardão de ‘Município Mais Azul de 2016’. Este prémio foi instituído em 2016 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para estimular uma competição saudável entre os promotores de candidaturas ao programa Bandeira Azul, distinguindo os municípios ‘mais azuis’, ou seja, os concelhos que, em cada região do país, registam melhor pontuação nas actividades de educação ambiental, refere nota da SRA.

As acções desenvolvidas no campo da sensibilização ambiental, a participação activa do público e o efeito multiplicador das medidas adoptadas são os critérios que estiveram na base da escolha da ABAE, acrescenta.

A condecoração de São Vicente decorreu no âmbito da cerimónia do hastear das Bandeiras Verdes, esta manhã em São Vicente. O evento, que teve lugar nos Paços do Concelho, foi acompanhado pela entrega de certificados às escolas galardoadas e também contou com a presença do vice presidente da Câmara Municipal e dos presidentes dos conselhos executivos das escolas locais.

Na sua intervenção, Susana Prada destacou o facto de, em São Vicente, todas as seis escolas terem recebido o Galardão Eco-Escolas, sendo o concelho um dos seis na Região com cem por cento de cobertura. A governante com a tutela do ambiente também afirmou “os grandes desafios globais da actualidade são desafios ambientais e o mais importante de todos são as alterações climáticas.”

Nesse sentido, a governante desafiou as escolas de São Vicente a continuarem a ser “exemplo de dinamismo e de empenho na construção de uma sociedade que está cada vez mais atenta aos assuntos do ambiente.” Também incitou as seis escolas galardoadas a manterem-se no Programa e a trabalhar para “preservar os níveis de excelência que conquistaram.”

Após o hastear das bandeiras, realizou-se uma acção de florestação no Parque Urbano de São Vicente, com a participação de todos os envolvidos no Programa ‘Eco-Escolas’.

O Eco-Escolas é um Programa Internacional, desenvolvido, nos anos 90, pela ‘Foundation for Environmental Education’, vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e cidadania. Desde 2003 que a coordenação do Programa Eco-Escolas da RAM está a cargo da Direcção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente – Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental. “A sua metodologia visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis”, adianta a SRA.

No ano lectivo 2016/2017, foram galardoadas 130 escolas madeirenses, o que corresponde a 65% das escolas da Região. A taxa de implementação de Eco-Escolas na RAM cresceu ligeiramente nos últimos dois anos, apesar da diminuição do número de Eco-Escolas inscritas. Isto não significa um desinteresse por parte das escolas em relação ao programa, devendo-se antes à fusão de escolas nestes últimos dois anos, refere a Secretaria da tutela.