Exército testou defesa contra ciberataques

Decorreu no período de 20 a 24 de Novembro de 2017 a 6º edição do exercício “CIBER PERSEU 2017”, refere a Zona Militar da Madeira. Neste período, o Exército testou e avaliou a capacidade de resposta e os procedimentos na área da Ciberdefesa, face à ocorrência de possíveis ciberataques de âmbito nacional ou internacional que possam afectar as Comunicações e Sistemas de Informação que suportam o Comando e Controlo do Exército.

A Zona Militar da Madeira (ZMM) participou activamente neste exercício com todos os utilizadores da Rede Dados do Exército na ZMM a serem audiência de treino na resposta às diversas formas de ciberataques, refere uma nota à comunicação social.

Em simultâneo, o Exército disponibilizou uma plataforma de exercício para várias organizações e empresas Civis que pretenderam aproveitar esta estrutura para o seu treino interno e cooperativo. Nesta edição do exercício Ciber Perseu na RAM, participaram 12 organizações e empresas civis, tendo isto sido um significativo incremento relativamente à última edição do exercício, resultando numa sinergia mútua e numa estreita cooperação civil-militar para responder a este tipo de ameaças muito presentes na conjuntura actual, refere o Exército.

O exercício culminou com a presença das organizações e entidades civis, no Comando da ZMM, para assistir ao Distinguished Visitor’s Day, via VTC, que decorreu em Lisboa.