Apicultores madeirenses celebram a 10 de dezembro festa do seu patrono em Machico

Sílvio Mendes
Um grupo de apicultores madeirenses vai assinalar a festa do seu padroeiro, Santo Ambrósio, com a celebração da Eucaristia na igreja de Machico, no dia 10 de dezembro, às 11 horas.  A missa será presidida por D. Teodoro de Faria, Bispo Emérito do Funchal.

Às 13 horas haverá o almoço de confraternização num restaurante em Machico. As pessoas interessadas em participar no almoço podem fazer a sua inscrição através dos telefones 968 374 242 (restaurante) ou 964 991 850 (Décio Lopes).

Com esta festa é celebrado o 29.º aniversário do início deste evento na Madeira cujos fundadores foram o Pe. Isidro Rodrigues, Pe. Célio Sumares e Prof. António Catanho, já falecidos.

O objetivo é agradecer a Santo Ambrósio a sua proteção às colmeias e pedir-lhe a intercessão para que as defenda das doenças a que por vezes estão sujeitas.

Na Igreja Católica a memória de Santo Ambrósio é celebrada a 7 de dezembro (dia da sua sagração como Bispo e não no dia da sua morte – 4 de abril) sendo especialmente solene em Milão, que homenageia o seu grande patrono e bispo. É o padroeiro dos apicultores, dos bispos, da Lombardia, e de Milão.

Nascido numa cidade que atualmente é Milão, Ambrósio foi um dos mais influentes membros do clero no século IV e depois de ter sido batizado foi ordenado sacerdote e logo de seguida bispo de Milão no ano de 374.

Na história deste santo destaca-se a circunstância de, aparentemente, não ter qualquer relação direta com a apicultura. Segundo uma antiga lenda, um enxame de abelhas pousou na sua cara, quando Ambrósio era criança e estava deitado no berço, deixando-lhe uma gota de mel, que o seu pai interpretou como um sinal da sua futura eloquência, o que no futuro se veio a verificar.

Devido ao seu discurso agradável, doce e cativante, dizia-se que tinha uma “língua de mel”, utilizando por diversas vezes nos seus discursos e escritos metáforas comparando as virgens às abelhas. Depois de ser considerado santo, a sua imagem passou a ser representada com um cortiço e com abelhas.

Na Madeira, a festa de Santo Ambrósio tem sido celebrada em diversas igrejas paroquiais e regista sempre grande participação de pessoas.