IVBAM realizou masterclass sobre vinho Madeira no âmbito do programa WINTOUR

Segundo uma informação da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira foi convidado a fazer um masterclass sobre Vinho Madeira. Os vinhos da Madeira estiveram em destaque numa aula da disciplina de “Fortified Wines Production”, integrada no programa “Erasmus Mundus Master on Wine Tourism Innovation” (WINTOUR).

O programa WINTOUR, que combina o conhecimento e a experiência em Vinha, Vinho e Turismo, surge no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Porto, a Universidade Rovira i Virgili e a Universidade de Bordéus, sendo que todas estas universidades estão localizadas em áreas turísticas com uma longa tradição sobre o vinho e a sua produção.

Neste semestre, a Universidade do Porto tem a seu cargo o referido programa e neste âmbito foi feito um convite ao IVBAM para a realização dum masterclass sobre Vinho Madeira aos 25 alunos que o integram, cuja formação é claramente multidisciplinar e multi-sectorial, provenientes de 19 países diferentes.

Com esta acção, o IVBAM teve a oportunidade de promover o Vinho Madeira, realçando o seu particular método de produção, que lhe confere características únicas e especiais, a um público que, estando a formar-se em áreas directamente ligadas ao mundo vínico, poderá futuramente assumir-se como prescritor do Vinho Madeira, nas suas diferentes áreas de acção a nível profissional, realça-se.

O referido masterclass incluiu provas de Vinhos Madeira das seguintes empresas produtoras: CAF – Madeira Vintners; Henriques & Henriques, Vinhos S.A.; J. Faria & Filhos, Lda e Justino’s – Madeira Wines, S.A.

“Os alunos demonstraram muito interesse em conhecer o Vinho Madeira, bem como, os fatores naturais e humanos que influenciam a produção deste Vinho único no Mundo, desde a cultura da vinha, passando pelo seu método de produção, até o seu engarrafamento. Numa perspectiva de aprofundar conhecimentos, alguns dos alunos ficaram muito motivados para conhecerem in loco a Região Demarcada da Madeira”, reza um comunicado.

A participação neste tipo de iniciativas é co-financiada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.