Vereadores do PSD querem Funchal a atribuir o “Prémio de Voluntariado”

Rubina CMF 16-11-2017
Os vereadores do PSD vão propor hoje, na reunião de Câmara do Funchal, a atribuição do “Prémio de Voluntariado” para instituições do concelho.

Os vereadores do PSD na Câmara do Funchal vão apresentar, na reunião camarária de hoje, uma proposta de atribuição do “Prémio de Voluntariado”, destinado ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas instituições e o papel que desempenham na ajuda voluntária no concelho. Serão 3 mil euros para o primeiro lugar, 2 mil para o segundo e mil euros para o terceiro.

O texto que suporta a iniciativa lembra a responsabilidade da autarquia face às organizações que prestam o voluntariado, referindo especificamente os sacrifícios por parte dos elementos que as integram e que “merecem não só um reconhecimento público pelo seu trabalho, como também uma ajuda financeira por parte do município”.

Dizem os proponentes que “é fulcral apoiar monetariamente as instituições que desenvolvem projetos no âmbito da inclusão social, e que ajudam de forma diária, os funchalenses”, considerando que este “Prémio de Voluntariado” constitui “uma forma de estimular o voluntariado e a promoção da inclusão, assim como apoiar as instituições que desempenham a sua atividade nesta área”.

De acordo com o regulamento, “podem candidatar-se ao Prémio todas as instituições sem fins lucrativos, legalmente constituídas, com sede e atividade no Município do Funchal, que desenvolvam iniciativas de carácter social e se enquadrem nos objetivos gerais de atenuação de situações de exclusão social, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e melhoria da qualidade de vida dos funchalenses. Para além disso, os colaboradores das instituições terão que desenvolver o seu trabalho em regime de voluntariado”.

O mesmo regulamento aponta que “as candidaturas podem ser apresentadas até 1 de Fevereiro de 2018, através de um resumo do projeto. A entrega das candidaturas pode ser efetuada presencialmente, na Loja do Munícipe, com indicação que do fim a que se destina, ou por correio eletrónico, para um endereço a ser criado pela autarquia”.