Pedro Ramos de visita a Cabo Verde

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, está em visita a Cabo Verde, a partir de hoje e até ao dia 27 do corrente. O governante desloca-se àquele arquipélago acompanhado pelo presidente do IASAÚDE, Herberto Jesus, e pelo presidente do Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira, capitão José António Oliveira Dias.

Hoje de manhã, Pedro Ramos terá visitado o Hospital Agostinho Neto (encontro com a Direcção, visita ao Centro Nacional de Hemodiálise e outros serviços).

Das 11h30 às 13h30, estava prevista uma visita à Delegacia de Saúde da Praia (encontro com a Delegada Dra. Ulardina e visita à estrutura e Centros de Saúde: Achada Santo António, Tira Chapéu e Ponta d’ Água)

Amanhã, faz parte do programa, logo às nove horas da manhã, uma visita de cortesia ao ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, no Palácio do Governo, Várzea, Cidade da Praia, e a assinatura de um protocolo com o INSP no Ministério da Saúde e da Segurança Social, bem como a breve apresentação de proposta de projectos para cooperação com Portugal (PEC 2017-2021). Na ocasião deverão estar presentes a directora nacional da Saúde, Maria da Luz Lima, o presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde, Tomas Valdez, o director do Hospital Agostinho Neto, Júlio Andrade e a directora do Hospital Baptista de Sousa, Ana Brito.

Às 10H30, o secretário da Saúde da Madeira estará de visita ao Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP). Ali decorrerá uma palestra sobre o “sistema de Saúde da RAM e o controlo vectorial”, por Herberto Jesus, presidente do IASaúde da RAM. Será ainda apresentado um estudo entomológico no Município da Praia, por Silvânia Leal, INSP.

Já no dia 27, pelas 9 horas, iniciar-se-á a formação na área do Suporte Básico de Vida  e Desfibrilhação Automática Externa, no serviço regional de Protecção Civil de Cabo Verde,  Cidade da Praia. Dois médicos do Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira – SEMER e um enfermeiro estarão durante três dias a ministrar esta formação.