Escola da Lombada da Ponta do Sol representada na Hungria

Foto DR

Diversas delegações escolares de Portugal, Hungria, Roménia, Polónia, Estónia e Itália estão reunidos de 19 a 25 de novembro na cidade de Várpalota na Hungria na escola Várkerti Általános Iskola para uma reunião de coordenação de um projeto Erasmus +. O projeto intitula-se “LIKE the NaturE- tRAdition-Sport-MUSIC!”

A EB1/PE da Lombada – Ponta do Sol  está representada pela coordenadora do projeto Rosa Luisa Gaspar,  pelos professores Luis Lemos e Alberto Reis.

O projeto permitirá o desenvolvimento de habilidades sociais, educará a capacidade dos alunos de adotar diferentes culturas, etnias, religiões e promover a tolerância à diferença. As atividades do projeto que prevê o intercâmbio de estudantes e professores proporcionam a oportunidade de conhecer diferentes países com seus costumes, características geográficas e naturais, o que, acreditamos, levará ao desenvolvimento de competências sociais e cívicas.

É extremamente importante desenvolver as atitudes, habilidades e conhecimentos necessários que contribuam para a competência intercultural na prática diária de ensino e aprendizagem, para que nossos alunos possam viver em um ambiente cada vez mais global e complexo.

A comunicação entre parceiros, que possui diferentes valores, atitudes e a exploração de três temas principais como a música, o desporto e o meio ambiente em vários países europeus, levará à compreensão de que a diferença é parte da diversidade.

Igualmente iremos promover o pensamento crítico, especialmente através do ensino em diversos contextos culturais e melhorar a abordagem do ensino e aprendizagem das línguas, com base na diversidade encontrada nas salas de aula cada vez mais multilíngues de hoje.

Graças a mais este projeto, o trabalho em equipa e as abordagens interdisciplinares para desenvolver habilidades funcionais nas crianças e apoiá-las na aquisição e desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.

As diferentes atividades de aprendizagem apoiarão grandemente os vários objetivos de curto e longo prazo de nosso projeto. Durante as atividades de mobilidade dos estudantes, os alunos desenvolverão habilidades linguísticas, conhecerão diferentes países europeus e conhecerão as possibilidades do outro sistema educacional. As atividades de aprendizagem propostas promoverão e motivarão esses objetivos. A oportunidade de visitar outros países da Europa e familiarizar-se com a cultura, a história, as tradições e a situação econômica dos países europeus também é uma ótima possibilidade de os alunos se dedicarem a experiências, promovendo assim suas necessidades educacionais e profissionais, ao mesmo tempo que fortalecem sua educação intercultural.

A mobilidade dos estudantes proporcionará aos alunos a oportunidade de trabalharem de perto nas tarefas do projeto. As tarefas do projeto serão estruturadas para que os alunos se necessitem para desempenhar suas tarefas comuns e também sentem algum tipo de responsabilidade e independência positiva.

Quanto aos professores, eles explorarão diferentes técnicas de ensino e aprendizagem e desenvolverão novas estratégias de ensino que podem ser implementadas nas escolas parceiras e compartilham boas práticas quando se trata de combinar metodologias de educação formal e não formal.