“Ciência no Mercado” movimenta amanhã o Mercado dos Lavradores

Amanhã, dia 22 de Novembro, entre as 18h00 e as 21h30, realizar-se-á na Praça do Peixe do Mercado dos Lavradores (Funchal) o evento “Ciência no Mercado”. Trata-se de uma iniciativa que reunirá investigadores e técnicos de algumas das principais entidades regionais dedicadas à Ciência e Tecnologia, com o fito de mostrarem ao público em geral os seus projectos e actividades.
Já confirmaram a sua presença na abertura da “Ciência no Mercado” o presidente da ARDITI, Nuno Nunes, o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, o reitor da Universidade da Madeira, José Manuel Carmo e o vereador da Câmara Municipal do Funchal, João Pedro Vieira.
O objectivo principal desta iniciativa é, declaradamente, incentivar a partilha de conhecimento entre especialistas e a comunidade em áreas tão diversificadas como a Astronomia, Biologia Marinha, Biotecnologia, Ecologia, Electrónica, Enfermagem, Microbiologia, Oceanografia, Psicologia, Química, Robótica e as Tecnologias da Informação e Comunicação, entre outras.
O evento, de entrada livre, conta com a participação de entidades públicas e privadas que dão a conhecer, de um modo simples e acessível, os seus projectos de investigação. A “Ciência no Mercado” integra-se na Semana da Ciência e da Tecnologia que se celebra a nível nacional entre 20 e 26 de Novembro. Durante esta semana, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem as suas portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferente áreas. A semana tem como intuito responder a questões como: “Que ciência se faz em Portugal?”, “Quem são os nossos cientistas?”, “Como trabalham?”, “O que investigam?”, e “Que resultados obtêm?”.