Pensionistas recebem subsídio de Natal em novembro e dezembro

Vieira da Silva Ministro da Segurança Social imagem sol.pt
O ministro do Trabalho e da Segurança Social lembra que os pensionistas recebem, este ano, o subsídio de Natal no Natal. Metade, porque metade foi pago já em duodécimos.

O ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, veio já garantir que os pensionistas portugueses vão receber o subsídio de Natal, este ano, em novembro, os da Caixa Geral de Aposentações, e em dezembro, do Regime Geral. Metade desse subsídio já tem sido pago em duodécimos, mas os restantes 50% serão pagos de uma vez.
Vieira da Silva emitiu mesmo um registo vídeo, no site do ministério, onde diz que “o processo de pagamento regressa à normalidade, ou seja o subsídio de Natal pago no Natal, mas lembrando, também, que haverá, em 2018, “um novo aumento de pensões”.
Entretanto, a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos já veio afirmar que os pensionistas da CGA vão receber já amanhã, sendo que os do regime geral serão pagos até 10 de dezembro. Diz que esta medida “é indissociável da luta travada pelos reformados e pelo MURPI pela garantia desta importante conquista do movimento dos reformados”.
A organização MURPI recorda ainda que “durante três anos os reformados foram espoliados do subsídio de Natal, com o seu pagamento em conjunto com a pensão, em 12 prestações mensais (duodécimos). Com esta medida o anterior governo PSD/CDS visou dois objetivos: Encobrir a sua ação penalizadora de cortes e de aumento de impostos, distribuindo o valor do subsídio de Natal em duodécimos, para que os reformados não se apercebessem, mês a mês, de quanto estavam a ser roubados; Criar condições para o “desaparecimento” do subsídio de Natal.