Farmácia Portuguesa: 100 anos de actividade no centro do Funchal

Fotos: Rui Marote e DR

A Farmácia Portuguesa, “Andrade”, situada num edifício bonito e emblemático da Rua de João Tavira, comemora hoje a provecta idade de cem anos de existência e actividade. Este estabelecimento, um dos mais centrais e antigos da Região, tem estado sempre a funcionar ininterruptamente desde há um século. As suas paredes vetustas, revestidas de armários de madeira como já só se vê nas mais antigas “boticas”, como antigamente eram chamadas (e cujos proprietários ainda tiveram o cuidado de preservá-las) preservam toda uma memória do passado.

O fundador

A farmácia foi fundada por António Andrade Dionísio, o “Andrade”, como era vulgarmente conhecido e tratado, bisavô da actual directora técnica da Farmácia, Ana Mafalda, que, com Margarida e João António Martins Conceição, são os três actuais proprietários do espaço.

António Andrade Dionísio tinha o estabelecimento no rés-do-chão do prédio e vivia no andar de cima. Mais tarde, a direcção técnica foi tomada a cargo por João Dionísio, seu filho. A farmácia, nesses tempos, elaborava ela própria certos medicamentos, que eram depois vendidos e transportados para outras zonas da ilha e também para o Porto Santo. Os medicamentos para doenças de pele e do estômago eram uma especialidade desta farmácia, preparados ali mesmo. O estabelecimento também procedia a outras operações, como esterilização, a alta temperatura, de lençóis, depois de partos ou da morte de pessoas. Episódios que foram recordados na revista bimestral “Farmácia Portuguesa”, publicação nacional dedicada a estes estabelecimentos de saúde, referente a Março/Abril do corrente ano.

A Farmácia Portuguesa do Funchal ainda hoje retém um espólio que testemunha o seu centenário passado, desde antigos microscópios, fotografias, potes e almofarizes a antigos e belos armários de madeira. Muitos clientes fiéis acorrem todos os dias a este estabelecimento, que, pelo seu carácter simultaneamente tradicional e actualizado, cativa e permanece uma referência na Rua de João Tavira, uma artéria do centro da cidade onde se mantém a actividade lojista, mas onde também já fechou um pequeno, mas dinâmico, no seu tempo, centro comercial.

A Farmácia está na mesma família há quatro gerações. Quatro pessoas da família do fundador formaram-se, até hoje, na especialidade farmacêutica. Três trabalharam na Madeira, uma vive no Porto. Ana Mafalda Rodrigues, a directora técnica, labora na Farmácia da família há nada menos que 28 anos. É a sua filha, formada em Farmácia, que optou por viver na “Cidade Invicta”, ao invés de trabalhar na Madeira.

A farmácia continua na família…

O centenário da Farmácia Portuguesa não passará em branco: será assinalado hoje, mas de forma discreta, com uma pequena festa particular.