Líder parlamentar nacional do BE foi à Escola Jaime Moniz falar de Cidadania e Responsabilidade

Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, foi o orador de uma conferência sobre “Cidadania e Responsabilidade”, realizada hoje na Escola Secundária Jaime Moniz.
O preletor defendeu que a cidadania é o exercício dos direitos e dos deveres das pessoas numa sociedade. No nosso país, esses direitos e deveres estão enquadrados na Constituição da República Portuguesa., a lei fundamental. Nos últimos anos, considera que temos vindo a assistir “a um conjunto de medidas que colocaram em causa a plenitude da nossa cidadania. Quando medidas de cortes de salários ou de pensões foram executadas, claramente contra os direitos do nosso povo, foram-no contra a Constituição. Por isso, tivemos tantos orçamentos de Estado que foram considerados inconstitucionais”.
Mas os tempos mudaram e a conjuntura atual tem outros contornos. Segundo o deputado nacional, “felizmente, vivemos agora num período de normalidade constitucional, em que as leis não estão a ser criadas contra a Constituição e os direitos das pessoas. Contudo, há ainda muitos direitos que exercemos plenamente, apesar de estarem previstos na Constituição, como o direito a um emprego com estabilidade, a uma habitação digna ou a serviços públicos de qualidade, ou a um respeito profundo pelas autonomias. Esse é o desafio que devemos enfrentar e a responsabilidade que devemos assumir”.
Ao realizar esta conferência, junto de um público jovem, composto pelos líderes do futuro, pretendeu-se também sublinhar a ideia de que “a Cidadania é um desafio em permanente construção, que só é completamente vivido quando exercido na sua plenitude. A responsabilidade de todos nós é a de assegurarmos que estamos à altura dessa Cidadania plena, enquanto indivíduos e enquanto comunidade. A vivência democrática, participada e plural, a existência de processos de tomada de decisão transparentes e eficientes, são muito importantes. O voto é um bem precioso que demorou muitos séculos a ser conquistado e deve ser utilizado”,
Esta conferência, organizada pelo Projeto Ágora – Revista de Filosofia, da Escola Secundária Jaime Moniz. coordenada por João Meneses, teve como objetivo ajudar a promover nos jovens os valores democráticos, de participação na condução da nossa vida em comunidade, e aproximando esta nova geração dos principais debates da atualidade.