Miguel Albuquerque visitou obras de canalização de ribeiras na Serra de Água

Foto DR

O Presidente do Governo Regional visitou ontem as obras de canalização e regularização das ribeiras da Fajã das Éguas, da Pereira e da Eirinha, na freguesia da Serra de Água, concelho da Ribeira Brava.

Devido à aluvião de 20 de fevereiro de 2010, tornou-se essencial canalizar estes troços de ribeiras numa extensão total de 561 metros: 189 metros na Ribeira da Fajã das Éguas, 185 metros na Ribeira da Pereira e 183 metros na Ribeira da Eirinha. Assim, protegeu-se a população bem como as infraestruturas marginais à ribeira.

Os trabalhos consistiram, essencialmente, na construção de muralhas em ambas as margens.

Como é do conhecimento público, o Governo Regional vem apostando fortemente na salvaguarda de pessoas e ainda na proteção dos terrenos e moradias junto aos canais de água. Daí as várias obras de regularização e canalização de ribeiras que vêm sendo executadas, um pouco por toda a Região.

Acrescente-se que, ao longo de toda a extensão, o desnível foi vencido através da construção de travessões de regularização, de modo a manter-se a inclinação do leito entre 5% e 8%, evitando-se velocidades de transporte elevadas, diminuindo, desta maneira, o risco de erosão acentuada pelos caudais transportados e garantindo uma proteção às fundações dos muros da canalização.

As ribeiras da Pereira e Eirinha ficam com uma secção mínima de vazão de 8mx5m. Estas duas ribeiras juntam-se depois na Ribeira da Fajã das Éguas, que passa a ter uma secção de vazão mínima de 10mx5m.

Foram demolidos dois pontões (Fajã das Éguas e Terra Grande) e depois reconstruídos com maiores secções de vazão, adaptados às necessidades da obra.

Foram também demolidas e reconstruídas duas passagens hidráulicas pedonais na Ribeira da Pereira e na da Eirinha, para garantirem as servidões entre as duas margens, no acesso as casas e terrenos adjacentes.

Os trabalhos custaram 4.665 278 euros, sendo que a elaboração do projeto, a orientação técnica e fiscalização da obra são da responsabilidade da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.