Projecto associativo premiado: Estudantes da UMa promovem visitas para ajudar os mais carenciados

*Sandra Azevedo

O colégio dos Jesuítas, edifício da antiga universidade e atualmente reitoria, é o espaço aproveitado pelos alunos da Universidade da Madeira (UMa) para realizar visitas guiadas que têm como objetivo conhecer a herança e cultura madeirenses.

Destinadas aos habitantes, mas também aos turistas que visitam a Região, as visitas pretendem promover os espaços culturais através do trabalho voluntário de atuais e antigos alunos da UMa.

O projeto que se iniciou em 2012 pela Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) já conquistou alguns alunos que abraçam o projeto diariamente.

O aluno David Freitas, de 26 anos, conta que começou por ter formação no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, um espaço com mais de 400 anos de história, e que, posteriormente, o espaço começou a ser utilizado para fins turísticos.

“Assim surgiu as primeiras visitas guiadas com o apoio, na recolha de informação histórica, do professor catedrático Rui Carita da UMa”, afirmou.

A AAUMa começou por realizar dois tipos de visitas. Uma gratuita em que os turistas seguiam um mapa e visitavam apenas o piso térreo do Colégio, e outra, paga, uma visita completa por todo o edifício, onde os visitantes são acompanhados por um guia durante uma hora. Esta última inclui acesso às pinturas, mobiliário e outras curiosidades que contam a história da cidade do Funchal.

O aluno reforçou ainda a importância deste projeto: “uma oportunidade de aproveitar um edifício marcante para a história da Madeira e de Portugal, pela presença dos Jesuítas, cujas missões pelo mundo tinham início na nossa ilha, e pelas ocupações britânicas que utilizaram o colégio como ponto estratégico para combater as invasões francesas em Portugal”.

O crescimento do projeto levou a associação da UMa a conseguir outros espaços para garantir novas visitas.

Assim, seguiu-se a igreja do Colégio, a Câmara Municipal do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Convento de Santa Clara e o percurso History Tellers, que corresponde a uma visita guiada pelas principais atrações da cidade do Funchal.

Além de ganhar mais conhecimentos na sua formação e novas competências, David Freitas acredita que este tipo de iniciativa ajudará vários alunos a continuarem o seu percurso no ensino superior.

O projeto acabou por crescer e recebeu o nome de Madeiran Herritage, que já garantiu o prémio “Boas Práticas do Associativismo”, com entrega prevista para dezembro de 2017, em Lisboa.

O prémio distingue as associações do ensino superior que se destacaram em 2016 pelas iniciativas realizadas.

A AAUMa tem vindo a divulgar o projeto em vários pontos turísticos espalhados em várias unidades hoteleiras e operadores turísticos.

O projeto tem maior adesão junto do público estrangeiro, mas já várias escolas da Região levaram os seus alunos às visitas educativas, ao colégio, gratuitamente.

Todo o dinheiro recolhido é canalizado para uma bolsa de alimentação, ajuda fornecida aos alunos mais carenciados, através do pagamento de refeições no campus universitário.

As visitas são realizadas todos os dias, exceto aos domingos, sendo que cada espaço estabelece os seus próprios horários que podem ser consultados nas plataformas da associação e do Colégio.