M-ITI anuncia exposição internacional de arte digital no Funchal a 15 e 16 deste mês

Foto retirada do site http://www.m-iti.org/

O hotel Vidamar, no Funchal, vai acolher, nos dias 15 e 16 do corrente mês, uma exposição de arte digital. A abertura oficial da exposição acontecerá no dia 15 deste mês, das 16h00 às 17h30, e é gratuita e aberta ao público. No entanto, é necessário inscrever-se no evento no endereço electrónico https://www.eventbrite.pt/e/icids-2017-art-exhibitioncuratorial-theme-time-tempo-tickets-
38777085306?utm_campaign=new_event_email&utm_medium=email&utm_source=eb_email&ut
m_term=viewmyevent_button.

Será servido no local do evento um cocktail para as pessoas presentes.

Segundo informa um comunicado do Madeira Interactive Technologies Institute, M-ITI, a exposição incluirá uma variedade de obras de arte digital, que incluem narrativas interactivas em vários formatos mediáticos, como por exemplo: documentários feitos para a Web, filmes de realidade virtual, jogos narrativos, aplicações móveis de realidade aumentada e projectos transmedia.

Tais obras, dizem, foram criadas por mais de trinta artistas de origem nacional e internacional.

O tema da exposição é “Time & Tempo” e explora as qualidades intrínsecas da narrativa interactiva, tendo como factor criativo o “tempo”, o ritmo dos utilizadores de tais tecnologias, e como o tempo é incorporado nas narrativas.

A mostra realiza-se no contexto da décima edição da conferencia académica e internacional acerca do uso de tecnologias interactivas para a criação de narrativas, conhecida em inglês por ICIDS (International Conference on Interactive Digital Storytelling). A ICIDS 2017 decorrerá no Funchal entre os dias 14 e 17 de Novembro de 2017, trazendo à Madeira personalidades de reconhecido mérito internacional em áreas como ciências da computação, tecnologias interactivas e imersivas, design e artes, entre outras.

O congresso reunirá cerca de 100 delegados de instituições académicas e empresas de todo o mundo. O principal objetivo desta conferência científica é partilhar as últimas inovações na área das narrativas e tecnologias interactivas.

O Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI), da Universidade da Madeira, é a entidade regional
que está a organizar e a promover o programa da ICIDS 2017. Em 2016, esta conferência realizou-se em
Los Angeles, California, EUA. Em 2017, a Madeira terá a oportunidade de receber este evento
internacional que celebrará a sua 10ª edição e que pela primeira vez se realiza em território nacional.
Embora a exposição de artes seja gratuita e aberta ao público, a conferência geral requer pagamento e
inscrição. Para mais informações visite o site da conferência: http://icids2017.m-iti.org/