Rua das Mercês aguarda que chuvas do Inverno façam entrar água nos prédios

Rui Marote
A Rua das Mercês, situada no núcleo histórico de São Pedro, é uma artéria cheia de simbolismo. O seu nome deve-se ao antigo Mosteiro em honra de Nossa Senhora das Mercês, uma jóia de espiritualidade da Diocese, edifício que foi demolido em 1911, não existindo hoje pedra sobre pedra.
Nesta mesma rua situa-se o palacete das Mercês, hoje sede do Centro de Estudos de História do Atlântico, o Colégio Lisbonense, um edifício com mais de 300 anos, e o Colégio de Apresentação de Maria.

Uma rua emblemática que já alguns meses vem sofrendo uma remodelação, na qual o Município dotou aquela via de uma nova rede de águas, substituindo as velhas tubagens e o sistema de recolha de águas pluviais. Por outro lado, como é do gosto da actual Câmara, o piso voltou aos tradicionais paralelipipedos de basalto. Entretanto, as irmãs que gerem o Colégio da Apresentação de Maria aproveitaram as obras para fazer uma ligação em túnel subterrâneo do edifício-sede para as novas instalações, do outro lado da rua.

Os trabalhos eram para estar concluídos já há algum tempo, mas os passeios têm sido alvo de criticas  dos proprietários e utentes dos edifícios da zona, uma vez que a subida da calçada portuguesa fica em alguns casos ao nível das entradas para os prédios, o que, é mais que certo, fará surgir problemas em dias de chuvas intensas, com a água a transbordar para o interior das casas. 
As nossas fotos são elucidativas dessa forte possibilidade. E, não querendo ser engenheiros ou empreiteiros de bancada, aqui fica o nosso alerta, embora a rua tenha imensas caixas de captação das águas.Só nos resta aguardar…