LREC já mandou orçamento e Câmara vai assumir pagamento da vistoria do prédio em risco na Cancela

Casais da Quinta C
A Câmara vai assumir o pagamento da avaliação do LREC ao complexo habitacional “Casais da Quinta”, na Cancela.

A Câmara Municipal de Santa Cruz já recebeu o orçamento do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), relativo à vistoria solicitada pela autarquia ao complexo habitacional “Casais da Quinta”, na Cancela, que se encontra em risco face a anomalias detetadas pelos técnicos da estrutura municipal, que ali fizeram uma primeira avaliação e que concluíram pela existência de falhas de construção, comparativamente ao projeto inicial.

A Câmara de Santa Cruz afirma ter recebido a proposta orçamental do LREC três semanas depois do solicitado e confirma que irá dar indicações no sentido daquele Laboratório avançar com a vistoria o mais rápido possível mediante o pagamento do valor estipulado.

Em declarações ao Funchal Notícias, o responsável pelo LREC, Pimenta de França, confirma o envio da proposta e diz estar a aguardar pelas indicações da Câmara Municipal de Santa Cruz. Afirma que foram cumpridos todos os procedimentos, uma vez que o Laboratório é uma entidade prestadora de serviço, pago mediante valores estipulados pela tutela e que se rege por essas normas em qualquer circunstâncias.

Colocado perante a necessidade de atuar em situações que eventualmente possam envolver risco acrescido, de forma célere e á parte das questões burocráticas que possam provocar atrasos, Pimenta de França afirma que não é essa a função do LREC, pelo que o processo segue os trâmites normais destes casos, sendo que a um pedido da Câmara seguiu uma resposta do LREC, que por sua vez irá receber a “luz verde” da autarquia para a responsabilização do respetivo pagamento e, depois sim, da execução do correspondente serviço.

Na sequência de todo esse processo, o LREC irá proceder à avaliação dentro das suas competências, elaborar um relatório e entregá-lo à entidade que procedeu à encomenda do mesmo, no caso a Câmara de Santa Cruz.

Fonte ligada à autarquia revela que, neste contexto, todos os cenários estão em cima da mesa, dependendo obviamente do relatório do LREC e dos níveis de risco que o mesmo vier a indicar, referindo que nenhuma entidade pode ficar à margem de uma situação destas e a Câmara de Santa Cuz tem procurado ter uma ação de prevenção, aguardando que a Investimentos Habitacionais venha, também, a ter uma ação que não seja a de se “colocar fora do problema”.