Delegação da escola d aPonta do Sol na Roménia

Durante a semana de 30 de outubro a 4 de novembro decorre uma reunião Transnacional do Erasmus + do projeto “From Teacher to Teacher”, na cidade de Bucareste, Roménia onde a EB1/PE da Lombada – Ponta do Sol está representada pela professora Carla Santos, a Delegada Escolar do Concelho, Teresa Ramos e pela professora e coordenadora do projeto, Rosa Luísa Gaspar.

O projeto conta com cinco parceiros. Roménia, Bulgária, Estónia, Lituânia e Portugal.

O objetivo principal do projeto é promover as melhores práticas em termos de inclusão social, a fim de desenvolver a chave e competências sociais para todas as crianças, através de métodos inovadores e tecnologias como a educação através da arte, TIC, jogos colaborativos de aprendizagem, a educação emocional ou outros.

Este projeto irá criar recursos educacionais extraídos da experiência quotidiana do ensino, de exemplos teóricos e práticos dos métodos de ensino inovadores que são usados em novas atividades de ensino interdisciplinar, focando as necessidades individuais das crianças. O projeto ajudará as crianças no desenvolvimento pessoal, a fim de obter melhores resultados e aprendizagem orientação na vida adulta.

Considerando a tendência de globalização no tratamento de grandes problemas da humanidade, incluindo na educação, esta parceria a nível de 5 países visa assegurar a complementaridade, conhecimento e experiência que são necessários para o sucesso do projeto, mas também uma extensa cobertura geográfica. Trabalho conjunto entre professores de 6 países com diferentes backgrounds cultural aumentará o trabalho de motivação e satisfação na vida pessoal, portabilidade dos resultados e o impacto dos projetos sobre os beneficiários.

Ainda durante esta semana o projeto contou com um Simpósio Internacional na sua quarta edição dedicado a “Game and creativity for an inclusive school” – estando presentes o inspetor-Geral escolar, Diana Melnik, a inspetora geral Mihaela Ciho, entre outros.

Neste simpósio foram apresentados os diferentes artigos escolares, escritos por diferentes professores e que foram publicados em e-book sendo que a coordenadora portuguesa conta já e pelo segundo ano consecutivo, com dois artigos publicados na Roménia.