Nova Iorque fustigada por atentado terrorista; pelo menos oito mortos e 11 feridos

Imagem: CBS

Nova Iorque foi, infelizmente, alvo de mais um atentado terrorista. A cidade multicultural norte-americana junta-se assim a uma infeliz lista de cidades europeias que têm sido assoladas por esta praga nos últimos tempos.

Pelos menos oito pessoas morreram e 11 estão seriamente feridas na sequência de um ataque deliberado com uma carrinha, que atropelou deliberadamente pessoas que circulavam numa zona destinada ao trânsito de bicicletas, na baixa de Manhattan, Nova Iorque.

Segundo informa a BBC, um homem que saiu da carrinha branca foi de seguida atingido a tiro por um agente da polícia nova-iorquina, e colocado sob prisão. Com 29 anos, trata-se de Sayfullo Saipov, um imigrante que veio para os EUA há sete anos. Aparentemente, uma nota terá sido descoberta na carrinha, referindo-se ao autoproclamado Estado Islâmico, adiantou a cadeia informativa CBS News.

Entretanto, o presidente da Câmara de Nova Iorque classificou o ataque como “cobarde” e dirigido a civis inocentes. O presidente Bill de Blasio apelou à resiliência dos nova-iorquinos em momentos difíceis como este, para não se deixarem intimidar.

Já o presidente Trump enviou os seus “pensamentos, condolências e orações” para as vítimas e suas famílias.

O perpetrador do ataque ficou com ferimentos sérios mas não fatais, segundo o comissário James O’Neill.

O ataque ocorreu por volta das 15 horas locais (19 horas GMT), com a carrinha a embater em ciclistas e pedestres no West-St. Houst St.

O veículo ainda embateu num autocarro escolar e feriu dois adultos e duas crianças, antes de parar. O atacante, diz a BBC, terá saído da viatura e feito declarações consistentes com um ataque terrorista, enquanto segurava o que pareciam ser duas armas de fogo. Foi atingido a tiro por um polícia que se encontrava perto da cena. As armas eram de “paintball” e de ar comprimido.