Bloco de Esquerda defende mais aposta do Governo no sector da ciência e investigação

Paulino Ascensão questiona sobre degradação dos Marmeleiros.

O Bloco de Esquerda foi ontem reunir com a direcção do M-ITI, no Tecnopólo, para perceber o funcionamento daquele centro de investigação e o seu potencial para a Região.

O deputado do BE na Assembleia da República, Paulino Ascensão, disse à comunicação social que a RAM é uma região insular com pouca diversidade de actividade económica.

“Há esta necessidade de criar novas actividades que gerem empregos permanentes, de qualidade. A ciência é uma das apostas que a Madeira deve fazer, com mais força, para fixar cá pessoas, para que os nossos jovens possam ter cá a sua vida, com empregos de qualidade”, opinou. Por outro lado, constatou, não há viabilidade na indústria pesada. “Essa aposta foi feita na zona industrial, e não deu resultado”. Ora, este sector da investigação, disse Paulino Ascensão, tem oito milhões de orçamento, e o Governo Regional contribui com apenas meio milhão. Isto é muito pouco, disse o bloquista, comparando este investimento àquele que é feito todos os anos no futebol, em que são investidos vários milhões, com “zero” resultados para gerar emprego.

O BE chama, pois, a atenção do Governo Regional para apostar mais verba no sector da investigação científica, “para dar emprego aos nossos jovens”.

“A aposta no betão não é futuro. Parece ser aquilo em que este governo “recauchutado” vai agora apostar, mas foi o que cavou a dívida, e levou ao desemprego e à emigração”, alertou.