MPT quer intervenção com animais errantes, que formam matilhas nas ruas da cidade

 

foto Rui Marote

O MPT-Madeira refere, em nota de imprensa, que tem verificado um aumento acentuado nos animais errantes abandonados pelos seus proprietários, resultante de uma abordagem negativa que foi iniciada pelos serviços municipais. Nesta intervenção, os agentes solicitavam o registo dos animais, afirmando que quem não o tivesse feito estaria sujeito a algumas penalizações, diz o partido. “Desta abordagem, verificou-se que os abandonos tiveram uma maior amplitude, aos quais o próprio Município não consegue dar respostas, como todos nós podemos verificar no nosso dia-a-dia, nas ruas do Concelho do Funchal”.

Para o MPT, a criação de um canil intermunicipal com grande dimensão, com veterinários a tempo inteiro, que possam fazer intervenções veterinárias e oferecer condições condignas à permanência dos animais neste espaço seria, na perspectiva desta força política, uma resposta adequada para enfrentar esta problemática, que na maioria das vezes descamba em problemas de saúde pública, devido às más condições em que estes animais vivem nas ruas e aumentando a insegurança das pessoas.

O Partido da Terra defende que todos os animais que dessem entrada neste canil intermunicipal teriam obrigatoriamente que ser intervencionados com esterilizações, possibilitando também, a possibilidade dos cidadãos que quisessem fazer esterilização dos seus animais, o poderem fazer de forma gratuita.

O MPT-Madeira defende que os direitos dos animais devem ser respeitados, mas não esquece que o primeiro princípio do equilíbrio social é ajudar e respeitar as necessidades das pessoas. “Só quando se salvaguarda este equilíbrio é que podemos direccionar a nossa visão e intervenção para os direitos dos animais. Se invertermos este processo, então nada se fará com razoabilidade e com o objectivo de uma intervenção planeada e justa”, assevera.

O Partido da Terra defende que qualquer munícipe deve e pode circular nas ruas de todo o município em segurança, sem correrem o risco de serem atacados por animais errantes (cães). Também merecem ter os espaços públicos envolventes às suas casas completamente limpos, promovendo a saúde pública de todos e para todos.

“O MPT-Madeira infelizmente já alertou que o nosso município tem já alguns problemas com amimais errantes que já foram identificados e denunciados, dos quais podemos afirmar a existência de várias matilhas em espaços públicos, bem como ao pé de zonas habitacionais, devendo este problema ser abordado e intervencionado o mais rapidamente possível de forma a protegermos os nossos munícipes de serem feridos por este animais”, alerta o partido.

Para o MPT-Madeira, “só atacando o problema com soluções válidas e seguras é que podemos defender verdadeiramente os animais. Não basta fazer discursos bonitos na praça pública e depois continuar a ter uma postura de completa inércia. É preciso uma vez por todas por o projecto em acção e mostrar que as entidades competentes estão verdadeiramente a defender os animais”.