Região esteve presente em Gran Canaria, em curso internacional sobre assuntos piscatórios

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, representada pela Subdirecção Regional dos Assuntos do Mar, esteve presente no 1.º Curso Internacional de Diagnóstico de Ciguatoxina em Produtos da Pesca, organizado pelo  Instituto Ecoaqua e ministrado no Serviço de Aquicultura e Biotecnologia de Alta Especialização da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, durante o mês de Outubro, no âmbito do Projeto MIMAR.

Este projeto, cofinanciado pelo Programa INTERREG MAC, tem por principais objectivos a melhoria do conhecimento em três eixos principais: espécies marinhas exóticas e seus vectores de entrada em portos da Região da Macaronésia; o estudo e identificação dos mecanismos e espécies envolvidas no desencadeamento de afloramentos de algas tóxicas; e o estudo das alterações provocadas pela actividade humana, ou alterações climáticas, nos habitats e comunidades marinhas bentónicas, refere um comunicado oficial.

A RAM assegurou a participação neste curso através da participação de dois técnicos das Secretarias Regionais do Ambiente e Recursos Naturais, e da Agricultura e Pescas. Estiveram também presentes técnicos da Direcção-Geral das Pescas de Cabo Verde, investigadores do Instituto para o Ambiente Marítimo do Conselho Nacional de Investigação de Itália, bem como investigadores da Universidade de Las Palmas de Gran Canária.

Esta acção enquadra-se num conjunto mais vasto de acções de cooperação e de formação técnica no contexto do MIMAR. Este projecto tem já em curso, na Madeira, uma série de acções, na quais se inclui a realização de amostragens em portos e marinas para investigação de espécies marinhas não indígenas, protagonizada por investigadores da ARDITI – Observatório Oceânico da Madeira, descritor considerado da maior relevância para a Directiva Quadro da Estratégia Marinha.