SRIAS realizou projecto piloto de capacitação em “desenvolvimento web”

 

Segundo informa a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM, esta entidade lançou um projecto-piloto de Capacitação em “Desenvolvimento Web”.

Este é um programa de formação e capacitação que pretendeu abranger desempregados preferencialmente com grau de licenciatura ou superior nas áreas de Tecnologias de informação e Comunicação – TIC.

A formação começou em Fevereiro e terminou no final do mês de Junho, envolvendo duas acções com 15 participantes cada. Estes 30 participantes beneficiaram de 390 horas formação, sem custos e com direito a subsídio de transporte e alimentação, incluindo um projecto final e um estágio de 80 horas em contexto real de trabalho, informa a SRIAS.

Este projecto implicou um investimento global, no valor de €60.000,00, por parte do IEM, IP-RAM e insere-se, igualmente, no âmbito do projecto do Governo Regional da Madeira denominado “Brava Valley”. A formação foi ministrada pela empresa ACIN iCloud Solutions, entidade que aposta na inovação e utiliza meios tecnológicos vanguardistas.

O objectivo primordial desta formação foi dotar os formandos de competências tecnológicas e incentivar a requalificação profissional mediante a concretização de um projecto final e estágio na ACIN.

Após o final da formação, observou-se que 26 formandos concluíram com sucesso todos os módulos propostos, tendo existido apenas 4 desistências ao longo do curso. Este processo de capacitação permitiu colocar 7 formandos no mercado de trabalho e integrar outros 4 em programas de emprego (1 Reativar e 3 Estágios Profissionais) do IEM, IP-RAM com grandes probabilidades de uma posterior inserção profissional nas respectivas empresas, assegura o GR.

Com esta iniciativa pretende-se dar uma resposta mais personalizada e específica no combate ao desemprego da Região e simultaneamente suprir falhas no mercado de trabalho regional, adequando as competências profissionais dos nossos activos às necessidades actuais da economia regional.