Pedro Ramos empenhado em diminuir as mortes por pneumonia na Região

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, esteve nas 2ªs Jornadas de Patologia Respiratório e Alergologia, para lembrar que as doenças do aparelho respiratório são, a par das doenças cardiovasculares, das doenças oncológicas, da diabetes e das doenças do aparelho digestivo, responsáveis por uma fatia significativa da mortalidade que se verifica todos os anos no território continental e na RAM.

“No que diz respeito a todas as outras, nós temos já planos implementados na Região (…). Já quanto às patologias respiratórias, há um caminho que vamos ter que iniciar, uma vez que os números da mortalidade ão são muito agradáveis, quer a nível nacional, quer regional, principalmente devido à infecção respiratória, as pneumonias”, disse Pedro Ramos.

Considerando tratar-se de um problema de saúde pública, o médico e governante disse que “já estamos no terreno”.

Anunciou, na oportunidade, a criação de um plano que terá o seu início em 2018, e que incidirá em vários aspectos, entre os quais exames, nos centros de Saúde, para detectar precocemente os problemas das doenças pulmonares,  um aumento das consultas de cessação anti-tabágica, ao nível da prevenção, e a intervenção, sempre importante, dos médicos de família, em articulação com outras entidades.

A implementação de unidades de saúde familiar em 2018 permitirá também resolver parte desta questão, através de uma maior cobertura da população por parte dos médicos de família, adiantou.

Em todo o caso, Pedro Ramos mostrou-se empenhado em baixar as taxas de mortalidade por pneumonia.