Oposição democrática na Venezuela ganha Prémio Sakharov para os direitos humanos

Venezuela protestos B
A oposição democrática na Venezuela recebe o Prémio Sakharov para os direitos humanos.

O Prémio Sakharov para os direitos humanos foi atribuído, pelo Parlamento Europeu, à oposição democrática na Venezuela, pela luta contra o regime de Nicolás Maduro e num contexto em que aquele país, onde se encontra uma vasta comunidade portuguesa, entre ela uma faixa elevada de madeirenses, vive momentos dramáticos que preocupam as autoridades portuguesas em geral e madeirenses, em particular, em função da própria situação e das consequências que a mesma já está a trazer em termos de regressos.

O Prémio Sakharov é atribuído anualmente e foi assim atribuído, pelo Parlamento Europeu, em homenagem ao dissidente e cientista soviético Andrei Sakharov. Começou a ser instituído em 1985 e tem como objetivo homenagear pessoas ou instituições que dedicaram as suas vidas e ações em defesa dos direitos humanos e da luta pelas liberdades.

O prémio é entregue numa cerimónia que habitualmente tem lugar a 10 de desembro, dia em que foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas.