Miguel Albuquerque vai à Guiana Francesa a 26 e 27 outubro

Junker.

Conforme o Funchal Notícias já havia noticiado, o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, liderará a delegação da Madeira na próxima reunião da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas (CP-RUP), que se realiza nos próximos dias 26 e 27 de outubro de 2017, em Caiena, na Guiana Francesa.

No dia 26, na sessão restrita aos Presidentes das RUP, serão discutidos e aprovados vários documentos, nomeadamente a Declaração Final da Conferência, que versará, entre outros assuntos, sobre a nova estratégia da União Europeia (EU) para as regiões ultraperiféricas, a qual será aprovada pela Comissão Europeia dois dias antes.

A nova estratégia da Comissão para as RUP surge posteriormente ao reafirmar da importância e do alcance do artigo 349.º do TFUE, veiculada pelo Tribunal de Justiça da UE (TJUE), no seu Acórdão de 15 de dezembro de 2015. Posteriormente, no dia 31 de março de 2017, aquando do 4º Fórum das Regiões Ultraperiféricas, o Presidente Juncker referiu que este acórdão constituía “uma base sólida para dar um novo impulso à parceria”.

Para a concretização desta parceria foram transmitidos à Comissão Europeia vários contributos dos Estados-membros e das RUP, desatacando-se o Memorando conjunto RUP, entregue a 31 de março de 2017 ao Presidente Juncker.

No passado mês de setembro, Portugal, Espanha, França e as nove RUP endereçaram uma posição comum das suas autoridades visando sublinhar a partilha de expetativas sobre o conteúdo da futura comunicação.

Emmanuell Macron.

Será ainda alvo de debate e eventual aprovação o acordo de criação da Rede RUP RIS3, tendo em vista uma melhor coordenação das RUP na execução das suas estratégias regionais de especialização inteligente.

No dia 27, na denominada “sessão de parceria”, intervirão o Presidente Miguel Albuquerque a par de deputados ao Parlamento Europeu, os Presidentes das RUP, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula ZAKARIAS, a Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Creţu e os representantes do Governo espanhol e francês.

Assume especial importância o facto inédito de um Chefe de Estado, o Presidente francês Emmanuel Macron, e de o Presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, marcarem presença neste evento, intervindo na sua sessão de encerramento.

Esta situação é bem demonstrativa da importância política das questões da ultraperiferia para a União Europeia, que se acentuou após os trágicos acontecimentos ocorridos em Saint Martin, que foi assolado pelo furacão Irma.

Por último, refira-se que, também, se irá realizar a cerimónia de passagem do testemunho à nova Presidência, que será assumida pela Comunidade Autonómica de Canárias.