Calado ouve empresários sobre o Orçamento e pondera incentivo às empresas por via da redução fiscal

Vice orçamento
O vice presidente do Governo reuniu hoje com a ACIF.

O Vice-Presidente do Governo Regional, Pedro Calado, recebeu hoje uma representação da direção da ACIF-CCIM – Associação Comercial e Industrial do Funchal, para ouvir as propostas que os empresários têm a sugerir para a competitividade empresarial da Madeira e tendo em conta a elaboração do Orçamento da Região para 2018. Um Orçamento que vai dar prioridade às áreas sociais.

O vice de Albuquerque admitiu que o Governo pode ponderar os incentivos às empresas por via da redução fiscal “numa ótica de promover a atratividade fiscal, com ganhos claros para a economia”. Esta é uma solicitação que consta de um documento, agora entregue pela ACIF, que resultou da auscultação dos associados. Calado diz que vai estudar o documento, refere que “há muitas sugestões razoáveis e que poderão ser acomodadas no Plano para o próximo ano”.

De acordo com Pedro Calado há, efetivamente, propostas que não representando um aumento da despesa para o Orçamento, aduzem, em oposição, mais-valias para os empresários no relacionamento com a máquina administrativa pública.Como explicou à direção da ACIF, o Governo defende que não é com um aumento da carga fiscal que se obtém mais receita fiscal.

Desta forma, o Vice-Presidente assegurou que há propostas apresentadas pela ACIF, nomeadamente no que se refere à redução da taxa de IRC às empresas que já estão a ser estudadas, tendo em conta o aumento da captação de investimento estrangeiro, bem como a criação de postos de trabalho.

O governante assegurou, ainda, que a prioridade do Governo Regional para o próximo orçamento vai para as áreas sociais. A intenção é a de incluir e responder a todas as necessidades que, sobretudo, o sector da saúde apresenta.