Concerto de músicos da OCM com Norberto Cruz no bandolim

A improvisação será a essência de um concerto que consubstancia “uma proposta improvável por músicos de formação erudita”, conforme refere a ANSA, entidade que gere a Orquestra Clássica da Madeira.

Esta quarta-feira, no átrio  do Teatro Municipal Baltazar Dias, decorrerá o concerto, protagonizado por um  agrupamento de música de câmara, formado inicialmente pelos percussionistas Rui Rodrigues e Jorge Garcia, e que têm habitualmente a colaboração do contrabaixista Gábor Bolba, conferindo aos concertos sonoridades e efeitos sonoros especiais através das inúmeras possibilidades do contrabaixo que é amplificado para este propósito.

“Com um misto de improvisação e experimentalismo, todos os concertos são únicos em termos de formato, sonoridades e conteúdos, embalando o público em experiências singulares, fruto do usufruto de atmosferas novas e inesperadas de ambiências rítmicas e sonoras”, refere Norberto Gomes, director artístico da OCM.

Neste concerto actuará como convidado especial Norberto Cruz, virtuoso no bandolim formado inicialmente na Madeira e posteriormente em Itália, com uma carreira cada vez mais internacional.

Os músicos que actuarão, além de Norberto Gomes, no bandolim, são Gábor Bolba no contrabaixo, Rui Rodrigues nos tímpanos, Jorge Garcia na percussão.

Norberto Gonçalves Da Cruz, concertista afirmado e reconhecido no bandolim internacional, se apresentou como solista em Portugal, Itália, Estónia, Bulgária, Espanha, Brasil, Áustria, onde colaborou com importantes entes como, o Teatro alla Scala, em Milão, o Teatro Fenice em Veneza e Orquestra “Roma Sinfonietta” de Roma. Exibiu-se sob a direção de prestigiados maestros como Mstislav Rostropovich e Riccardo Muti e ao lado de músicos de renome internacional, tais como Andrea Bocelli, Noa, Placido Domingo e Júlio Pereira. É um dos fundadores, juntamente com Emanuele e Buzi Valdimiro Buzi, o “Quinteto a Plettro Giuseppe Anedda”, recebendo em 2012 a Medalha de Representação do Presidente da República italiana. É considerado entre o bandolinistas portugueses de maior prestígio recebendo sempre recebendo grande aclamação de público e crítica. Formou-se com menção honrosa no Conservatório Superior “Alfredo Casella” de L’Aquila, sob a orientação de uma das mais prestigiosas bandolinistas do mundo, Dorina Frati. Actualmente é professor de bandolim no Conservatório Escola Das Artes da Madeira.

Os bilhetes custam entre 10€ e 5€ e estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias.