Câmara de Lobos faz amanhã anos e agracia 13 instituições e personalidades do concelho

O Município de Câmara de Lobos assinala amanhã, dia 04 de outubro, mais um aniversário da elevação a concelho.

À semelhança dos anos antecedentes, a Câmara Municipal tem previstas diversas atividades para assinalar esta data.

A Sessão Solene do 182.º aniversário do Município de Câmara de Lobos, assinalar-se-á, pela primeira vez, no dia 04 de outubro, iniciando-se às 16:45 com o Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se, pelas 17:00, Sessão Solene no Museu de Imprensa-Madeira.

Refira-se que a alteração do Dia de Feriado Municipal do dia 16 para o dia 4 de outubro, foi aprovada na Assembleia Municipal do passado dia 27 de fevereiro. Recorde-se que a alteração desta data decorreu da investigação histórica recente, que veio a constatar que o 16 de outubro não tem valor simbólico, cultural ou histórico que justifique a sua escolha para celebrar o dia de Câmara de Lobos.

A decisão da alteração daquela data para o dia 4 de outubro teve como fundamento o facto ter sido naquele dia, no ano de 1835, que teve a eleição e instalação da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, justificando-se, por esse facto, com a data histórica com maior significado, para se tornar o dia do concelho de Câmara de Lobos e respetivo feriado municipal, podendo ser considerado o dia do nascimento efetivo do município câmara-lobense.

Para além da sessão solene refira-se que serão, ainda, atribuídas Medalhas de Honra e de Mérito Municipal a 13 personalidades e instituições.

Com este ato, é objetivo da edilidade, atribuir as insígnias no âmbito das comemorações do aniversário do município de Câmara de Lobos, momento propício à afirmação e valorização da identidade local e à exaltação da sua história e valores, tais como a solidariedade, a fraternidade, a partilha, a participação, entre muitos outros.

I.MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO, à ESQUADRA DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA de Câmara de Lobos, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos pelo elevado sentido de missão e causa pública dedicado por todos os agentes, oficiais e comandantes, que ao longo dos 65 anos tem prestado serviço no Município e que tem permitido caracterizar Câmara de Lobos como um concelho tranquilo e de paz.

II.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU OURO, à FUNDAÇÃO DONA JACINTA DE ORNELAS, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos pela atividade desenvolvida no campo da educação e do apoio social.

III.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU PRATA, à ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA DO JARDIM DA SERRA, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos pelos 25 anos de atividade em prol da dinamização e valorização da atividade desportiva do concelho, tendo já granjeado, ao longo da sua história, um importante palmarés de conquistas no plano regional, nacional e internacional.

IV.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU OURO, ao Maestro FERNANDO ELDORO AUGUSTO DE FREITAS, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a um dos mais ilustres filhos da terra e insigne personalidade regional que se destacou no campo da cultura e da música.

V.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU PRATA, à professora ZÉLIA MARIA FERREIRA GOMES, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a uma das mais ilustres filhas da terra e insigne personalidade regional que se destacou no campo da cultura e da música.

VI.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU PRATA, a LUZ HENRIQUES, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a uma das mais ilustres filhas da terra e insigne personalidade regional que se tem destacado no campo da cultura e das artes plásticas.

VII.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU PRATA, a ARSÉNIA ISABEL DE ABREU SILVA, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a uma das mais ilustres filhas da terra que se destacou no campo da intervenção social e comunitária na freguesia do Curral das Freiras.

VIII.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU PRATA, a JOANA JOSÉ FERRAZ SOARES, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a uma das mais ilustres filhas da terra que se tem destacado no campo desportivo no plano regional e nacional, tendo sido Campeã de Portugal, nos 3000m obstáculos, em 2015, 2016 e 2017.

IX.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU OURO, a título póstumo, a FRANCISCO DA SILVA FREITAS, fundador do restaurante AS VIDES, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a um dos mais ilustres filhos da terra que se destacou no campo da restauração e gastronomia típica regional, tendo sido o percursor da introdução da tradicional Espetada Madeirense na restauração e da afirmação da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos como «Terra da Espetada Madeirense».

X.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU OURO, a título póstumo, a JOSÉ SILVESTRE DE JESUS, fundador do restaurante SANTO ANTÓNIO, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a um dos mais ilustres filhos da terra que se destacou no campo do comércio e restauração, tendo sido um dos percursores da introdução da tradicional espetada madeirense na restauração e da afirmação da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos como «Terra da Espetada Madeirense».

XI.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU PRATA, a título póstumo, a JOAQUIM JOSÉ PINTO, fundador do restaurante O VIOLA, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a um dos mais ilustres filhos da terra que se destacou no campo do comércio e restauração, tendo sido um dos percursores da introdução da tradicional espetada madeirense na restauração e da afirmação da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos como «Terra da Espetada Madeirense».

XII.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU PRATA, a título póstumo, a AGOSTINHO DOS REIS, fundador do bar N.º 2 É PRÀ PONCHA, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a um dos mais ilustres filhos da terra que se destacou no campo do comércio, tendo sido um dos principais divulgadores da tradicional poncha de Câmara de Lobos e da afirmação da freguesia de Câmara de Lobos como «Capital da Poncha Madeirense».

XIII.MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – GRAU BRONZE, a título póstumo, a JOÃO DE CARVALHO, como testemunho do reconhecimento do Município de Câmara de Lobos a um dos mais ilustres filhos da terra que se destacou no campo do folclore.

Refira-se que desde o ano passado encontra-se em vigor o Regulamento Municipal de Insígnias e Medalhas Municipais, o qual contempla a atribuição das seguintes medalhas: Medalha de Honra do Município, Medalha Municipal de Mérito (Grau Cobre, Grau Prata e Grau Ouro) e Medalha Municipal de Bons Serviços e Dedicação Pública (Grau Cobre, Grau Prata e Grau Ouro).