A primeira senhora que foi presidente de uma Câmara na Madeira

*Sílvio Mendes

A recente eleição de Célia Pessegueiro para Presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol  tem sido considerada, por diversos meios de comunicação social, como sendo a primeira senhora a exercer um cargo de presidente de uma Câmara Municipal na Madeira.
Todavia tal não corresponde à verdade pois essa distinção cabe a Maria Leonete dos Reis que exerceu as funções de Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava entre 1987 e 1989, sucedendo ao conhecido presidente Luís Mendes.
Aliás, na ata da reunião ordinária da Câmara Municipal da Ribeira Brava realizada no dia 30 de março de 2017 podemos ler: «O senhor Presidente deu a conhecer ao executivo a proposta de denominação da Escola Básica Maria Leonete dos Reis, à Escola Básica do Campanário. Engrandecendo o percurso de vida onde profissionalmente dedicou-se ao ensino, formação de muitos residentes nesta freguesia, precisamente em especial neste mesmo edifício escolar, bem como no seu percurso político como Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava entre 1987 e 1989 e Presidente da Assembleia Municipal entre 1984 e 2001. Colocada à votação foi aprovada por maioria com os votos do PSD e CDS/PP e abstenção do PS».
Assim o seu a seu dono.

Tempos depois, em 2011, Fátima Menezes esteve à frente da Câmara Municipal do Porto Santo, sucedendo ao então presidente Roberto Silva.