Palácio de São Lourenço abre as portas às Jornadas Europeias do Património

Arquivo da Área Museológica do Palácio de São Lourenço.

O  emblemático Palácio de São Lourenço abre portas em nome do debate sobre o património, agendadas para esta sexta e sábado. 

Segundo uma nota do gabinete de comunicação do Representante da República na Madeira, o Palácio de São Lourenço associa-se desde 1999 às Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve cerca de 50 países na sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.

Em cada país é promovido um programa de atividades, subordinado a um tema comum. A apresentação do programa português das Jornadas Europeias do Património, no dia 21 de setembro, coincide com o lançamento do Ano Europeu do Património Cultural – 2018.

O tema deste ano, “Património e Natureza: pessoas, lugares, histórias”, pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões.

No Palácio de São Lourenço, estão previstas visitas livres na sexta-feira 22, às 10h00 e às 15h00. Segue-se, às 18h00, um recital de piano com entrada livre, em que atuará João Lourenço Correia Gomes, jovem talento madeirense.

Os bilhetes de acesso ao recital estarão disponíveis na entrada dos Serviços do Gabinete do Representante da República entre as 10h00 e as 17h30 de sexta-feira, devendo os portadores desses bilhetes entrar na Sala até às 17h45. Entre as 17h45 e as 18h00 a entrada estará acessível a quem estiver presente.

No sábado 23, às 11h00, está agendada uma apresentação do tema “Jardins dentro e fora das muralhas”, a cargo da responsável pela Área Museológica do Palácio de São Lourenço, Margarida Camachoseguida de visita comentada aos jardins do Palácio ( com marcação prévia pelo telefone 291202530 ou pelo e-mail gabrr.palacio@gmail.com).