Festas populares vão animar último domingo de setembro

Cortejo das açucenas no Campanário é uma das tradições da festa de Nossa Senhora do Bom Despacho.

*Sílvio Mendes

O último domingo de setembro, próximo dia 24, será assinalado na Madeira com a realização de festas religiosas em diversas freguesias.
A tradição vai voltar a ser uma realidade na freguesia do Campanário com a realização do cortejo das açucenas que decorrerá na sexta-feira, dia 22 de setembro, integrado na preparação da festa de Nossa Senhora do Bom Despacho que se celebra sempre no último domingo de Setembro na capela com aquela devoção, situada na paróquia do Campanário.
As celebrações em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, iniciam-se com o cortejo das açucenas, que se realiza na madrugada e manhã de sexta-feira.
Nesse dia um numeroso grupo de pessoas reúne-se junto à capela donde partem em direção às serras da Quinta Grande para apanhar as açucenas que servirão para ornamentar o interior e exterior daquele templo.
O cortejo é animado com canções típicas, sendo as flores transportadas às costas, na sua maioria, dando uma beleza ímpar a toda a estrada da Vera Cruz até à capela, onde chegam cerca das 13 horas.
A participação de pessoas das mais diversas idades, entre elas crianças das escolas do Campanário, faz com aquela tradição se mantenha ao longo dos anos sendo vivida sempre com muita alegria.
No próximo domingo, às 15 horas, será celebrada a missa da festa seguida de procissão e no sábado às 20 horas principiará a missa da vigília.
Haverá muita animação nesse fim-de-semana naquela festa com atuações de diversos grupos e artistas individuais sendo um arraial em que participa um elevado número de pessoas, entre elas muitos emigrantes em especial da Venezuela.
A paróquia do Caniçal vai celebrar a solenidade do Santíssimo Sacramento, nesse domingo, iniciando-se a Eucaristia às 13 horas.
Será seguida da procissão.
A festa de Nossa Senhora dos Bons Caminhos na igreja da Calheta vai decorrer no domingo 24 de setembro, pelas 16 horas.
No sábado será realizada a procissão das velas com saídas junto à Câmara da Calheta pelas 20h30, indo para a igreja com a imagem de Nossa Senhora que se encontra num nicho no edifício que é pertença da Santa Casa da Misericórdia da Calheta e no qual funcionam os serviços administrativos daquela Câmara.
Depois será celebrada missa da vigília. Haverá arraial naqueles dois dias.
No último domingo de Setembro na igreja das Achadas da Cruz vai ser celebrada a festa em louvor de Nossa Senhora do Livramento, a padroeira daquela paróquia madeirense.
Também na capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na paróquia do Amparo, freguesia da Ponta do Pargo, vai realizar-se a festa em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, no domingo às 16 horas.
No final da celebração eucarística haverá a bênção dos automóveis e motociclos.
A padroeira da paróquia da Assomada, situada na freguesia do Caniço é Nossa Senhora das Dores.
A festa vai realizar-se no sábado, 23 de setembro, iniciando-se a Eucaristia pelas 17 horas.
A missada vigília será celebrada na sexta-feira às 20h30.
No próximo domingo na igreja da Assomada vai ter lugar a solenidade do Santíssimo Sacramento, principiando a Eucaristia às 17 horas.
No final das celebrações decorrerão as procissões.
Haverá muita animação naqueles três dias com atuações de diversos grupos.