Governo vai à escola: Sérgio Marques marca o ponto com os alunos da Jaime Moniz

 

É literalmente assim, o Governo Regional vai à escola. No primeiro dia de aulas, manhã cedo, cada governante entra nos estabelecimentos de ensino da Madeira para uma palavra de motivação aos milhares de estudantes que iniciam hoje a sua atividade escolar.

O princípio geral foi levar os antigos alunos, hoje governantes, às suas escolas de origem ou com afinidades. Sérgio Marques voltou aos bancos do velhinho (em tradição) e renovado Liceu. Blazer em cima da secretária e conversa fácil para os alunos. O titular da pasta dos Assuntos Parlamentares e Europeus procurou falar ao coração dos jovens, enquanto estes, entre a surpresa da visita e o embaraço, lá se familiarizavam com a inesperada visita na sala de aula de um governante só conhecido pela televisão.

Sérgio Marques passou pela Escola Secundária Jaime Moniz e, na reta final do secundário, ainda não sabia bem que curso superior ingressar. Uma indefinição típica de centenas de estudantes. Ficou o seu testemunho. Ainda concluiu com sucesso as disciplinas de física e matemática mas acabou por ingressar no Direito rumo à carreira política que hoje é bem conhecida.

O ex-aluno partilhou com os atuais alunos a necessidade de serem organizados e lutarem persistentemente pelos seus objetivos. Afinal, sem esforço não há glória. Acompanhado do presidente do conselho Executivo, Jorge Moreira, também este a deixar uma palavra de estímulo e esperança aos jovens alunos com idades compreendidas entre os 18 e 19 anos de idade. Afinal, a escola é o espaço privilegiado da aprendizagem e de inovação.

E sim, o secretário também tem conta no Facebook para as mensagens dos estudantes. Nem sempre há tempo para seguir as novas tecnologias com regularidade mas ficou duas promessas: a de responder às mensagens dos jovens e a de voltar, no segundo período, à sala de aula.